Últimas notícias:

Loading...

Dia do físico: 7 filmes e séries para aprender e se divertir

O dia 19 de maio é uma referência ao ‘Ano Miraculoso’ do físico Albert Einstein. Saiba mais sobre sua obra e como a física afeta nosso dia a dia

Por: Redação

O Dia do Físico é comemorado anualmente em 19 de maio. A data foi escolhida por ser uma referência a 1905, o chamado Ano Miraculoso de Albert Einstein. Foi neste ano que o físico alemão publicou quatro artigos de grande repercussão, incluindo a Teoria da Relatividade.

Considerado como uma das mentes mais brilhantes da ciência, Albert Einstein revolucionou a área da física com suas teorias que iam além do que a maioria dos cientistas acreditava por volta do ano 1900.

Dia do físico
Crédito: Deklofenak/iStockDia do físico: 7 filmes e séries para aprender e se divertir

O professor de física do Colégio Marista Paranaense, Martin Töws, ressalta que é até difícil mensurar como os desdobramentos das suas teorias influenciaram outras áreas de conhecimento. “Creio que uma das grandes importâncias de Einstein é ter conseguido pensar fora e além do comum, ter insistido e se dedicado incansavelmente ao desenvolvimento da ciência”.

Enquanto a maioria dos físicos acreditava que apenas a física clássica, desenvolvida até aquela data, era capaz de descrever satisfatoriamente a natureza, Einstein foi além. “Isso se mostrou totalmente equivocado com o surgimento da Mecânica Quântica e da Relatividade, áreas para as quais Einstein contribuiu substancialmente”, explica o professor.

Os principais feitos de Einstein

Albert Einstein é muito conhecido por elaborar sua teoria da relatividade, que revolucionou nossa compreensão do espaço, do tempo, da gravidade e do universo. A relatividade também nos mostrou que matéria e energia são apenas duas formas diferentes da mesma coisa. Esse fato foi expressado por Einstein como E=mc², a equação mais conhecida da história.

Para saber mais sobre a física, sua história e suas aplicações, confira abaixo sete filmes e séries sobre o tema.

Interestelar

Crédito: Divulgação“Interestelar” mostra que a física e o futuro da humanidade estão intimamente ligados

O filme vencedor do Oscar mostra que a Física e o futuro da humanidade estão intimamente ligados. Em um cenário apocalíptico de escassez de recursos e queda da qualidade de vida, cientistas olham para o espaço para procurar maneiras de sobreviver. Uma equipe de astronautas viaja por uma minhoca espacial para conseguir salvar a humanidade e ao longo da história, explicam diversas teorias sobre o espaço e tempo.

A Teoria de tudo

Crédito: DivulgaçãoLonga é baseado na obra de Jane Hawking, ex-mulher do físico Stephen Hawking

O filme é baseado na obra de Jane Hawking, que escreveu sobre sua vida com o marido, Stephen Hawking. O longa mostra os desafios do físico para estudar, trabalhar e propor suas obras inovadoras ao mesmo tempo em que lida com a esclerose lateral amiotrófica (ELA). Também traz um pouco de diferentes gêneros, incluindo romance, drama e muito conhecimento.

Apollo 13

Crédito: DivulgaçãoO filme foi lançado em 1995 e prende o público do começo ao fim

A frase “Houston temos um problema” é conhecida mundialmente e vem justamente da história dos astronautas da nave Apollo 13 e da missão dramática para retornar à Terra. Uma viagem que deveria ter levado a tripulação a Lua acabou dando errado no espaço e força os tripulantes a usarem todo seu conhecimento de física e ciência para sobreviver. O filme foi lançado em 1995 e prende o público do começo ao fim.

Particle Fever

Crédito: DivulgaçãoDocumentário aborda a vida dos seis cientistas que descobriram o Bóson de Higgs

Este documentário acompanha a vida de seis cientistas que descobriram o Bóson de Higgs, desde suas teorias e debates até suas atividades corriqueiras. O filme procura explicar o funcionamento do acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider e de um dos mais caros experimentos realizados na história.

Radioactive

Crédito: DivulgaçãoFoi Marie Curie quem descobriu os elementos químicos Rádio e Polônio

A história de Marie Curie, a “mãe da radiação” é contada neste filme, que retrata os desafios de uma cientista mulher em meio a uma área predominantemente masculina. Foi ela quem descobriu os elementos químicos Rádio e Polônio, utilizados em exames de Raio-x e também a bomba atômica. Em 1903, ela e seu marido receberam o Prêmio Nobel de Física pelas suas descobertas.

The Big Bang Theor

Crédito: DivulgaçãoCena do seriado “The Big Bang Theory”, que fez bastante sucesso no Brasil

A famosa série mostra a vida de jovens cientistas que vivem em Pasadena, Califórnia. O físico teórico Sheldon Cooper mora com o experimental Leonard Hofstadter e são vizinhos da bela garçonete Penny. Entre seus amigos estão o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali. Com 12 temporadas, o show mostra que ciência, comédia, romance e drama podem conviver em certa harmonia.

Dark

Crédito: Divulgação/NetflixA narrativa de “Dark” se baseia nos estudos dos físicos de Albert Einstein

Será possível viajar no tempo? Os fãs da série Dark, da Netflix, podem explicar melhor. A história cruza diferentes personagens que se conectam em diferentes momentos do tempo e espaço por meio de um túnel que funciona como um atalho. A narrativa se baseia nos estudos dos físicos de Albert Einstein.

?>