A diferença entre faculdade, universidade e centro universitário

Uma pergunta que muita gente faz, mas nem sempre consegue responder com exatidão. Para mandar suas dúvidas para longe, o blog Quero Bolsa explicou qual a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário.

As Instituições de Ensino Superior (IESs) têm essas três classificações a partir de determinações do Ministério da Educação (MEC).

Primeiramente, qualquer IES é sempre, antes de tudo, uma faculdade. Isso porque as universidades e os centros universitários são complexos formados por faculdades. Exemplo: um estudante pode fazer a Faculdade de Direito na Universidade Paulista (Unip) ou a Faculdade de Administração na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

Já instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade das Américas (FAM), são classificadas como faculdades, e a FMU é cadastrada como centro universitário.  O motivo é porque tais instituições não atenderem a todos os requisitos necessários para serem enquadradas como universidades.

Isso deve interferir na minha escolha?

Sim e não. Se você pretende seguir carreira acadêmica, pode valer a pena investir em uma universidade, porque essas instituições tradicionalmente têm maior vocação para a pesquisa. Mas se sua intenção for o mercado de trabalho, a classificação da organização não deve ser um fator decisivo.

O Quero Bolsa fez um quadro bem bacana comparando cada classificação. Confira clicando aqui.