EcoSocial abre vagas em cursos gratuitos para jovens
As inscrições devem ser feitas dia 16 de julho, das 9h às 17h
A Prefeitura de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, abre vagas em cursos gratuitos profissionalizantes para jovens.
A iniciativa faz parte da 3ª edição do Programa Jovem EcoSocial. Serão oferecidas 600 vagas em cursos profissionalizantes, agora em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As inscrições devem ser feitas dia 16 de julho, das 9h às 17h. Os alunos receberão bolsa de R$ 781, além de auxílio transporte e alimentação.
Os cursos gratuitos oferecidos
O programa Jovem EcoSocial oferece 14 trilhas de formação, destinados a jovens com idade entre 16 e 24 anos de 20 comunidades: Vila Ipiranga, Viçoso Jardim, Cubango, Engenhoca, Favela do Sabão, Morro do Estado, Morro do Palácio, Morro do Cavalão, Jurujuba, Matapaca, Cantagalo, Muriqui, Jacaré, Piratininga, Várzea da Moças, Largo da Batalha, Barreira e Morro do Monan e Barreto.
Os cursos gratuitos têm duração de 20 meses. O objetivo é promover a inclusão social de forma qualificada e desenvolve competências profissionais por meio de ensino técnico profissionalizante.
Em contrapartida, os alunos devem atuar em ações como reflorestamento, manutenção de recursos hídricos, ações preventivas de queimadas, e atividades que promovam a manutenção e à sinalização de trilhas da cidade.
As atividades de educação ambiental serão executadas pelo Instituto 3 Romãs através de agentes de campos dos locais atendidos.
Como se inscrever
Para se inscrever, os jovens devem comparecer aos locais indicados para a realização da inscrição com os seguintes documentos:
- comprovante de escolaridade, que pode ser: cópia do histórico escolar, cópia do certificado do Ensino Médio ou declaração de escolaridade atualizada, assim como alunos do EJA;
- cópia da Cédula de Identidade; cópia do CPF;
- cópia do comprovante de residência no nome do candidato (comprovando o pré-requisito de território);
- requerimento de inscrição preenchido.
Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um responsável legal para a realização de inscrição. Os interessados devem estar cursando o ensino regular, que pode ser por meio do EJA ou ter terminado o Ensino Médio.