Últimas notícias:

Loading...

Entenda a importância da escola no desenvolvimento social

Parceria entre família e escola é fundamental para formarmos indivíduos conscientes, confiantes, respeitosos e bem preparados para conviver em sociedade

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A escola ocupa um espaço fundamental na definição da criança enquanto ser social. O convívio com outras pessoas da mesma faixa etária, que passam pela mesma fase de aprendizados e descobertas, é determinante para a formação completa do indivíduo.

Crédito: Stefan Meller/PixabayEntenda a importância da escola no desenvolvimento social

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta como o desenvolvimento social da criança tem importante papel na construção do conhecimento, da autopercepção e da consciência de ser um indivíduo que vive em coletividade. Acompanhe abaixo:

Que habilidades estão relacionadas ao desenvolvimento social?

O desenvolvimento social prepara a criança para o convívio com outras pessoas, a partir da construção das seguintes habilidades.

Empatia

Parceria entre família e escola é fundamental para formarmos indivíduos conscientes, confiantes e respeitosos

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de se sensibilizar e de tentar ver uma situação pelo ponto de vista da outra pessoa. Até entre os adultos, colocar essa habilidade em prática é um verdadeiro desafio. Se a criança for estimulada desde cedo a desenvolver uma postura empática, isso certamente influenciará em sua vivência social de forma positiva.

Respeito

Viver em coletividade exige respeito ao próximo sempre. Podemos não concordar com os posicionamentos alheios. Afinal, todos somos diferentes. No entanto, temos que evoluir o pensamento para conviver com a diversidade de ideias, de culturas e de todos os aspectos que ainda despertam atitudes desrespeitosas.

Incentivar a criança a respeitar os outros é mais que uma atitude bonita. É nosso dever como seres sociais. Isso pode começar com pequenas coisas, como aprender a esperar a vez, lidar bem com a frustração, reconhecer qualidades nos colegas etc.

Comunicação

Comunicar-se de forma eficaz é outro desafio até para os adultos. Expressar os próprios pensamentos e emoções, mas sem ofender os outros, faz parte do conceito de assertividade e trata-se de uma habilidade rara. Normalmente, existe um hiato entre o que realmente pensamos e sentimos, e aquilo que conseguimos verbalizar.

Crédito: IStock/Lumi NolaNa escola, é essencial educadores preparados para tratar cada aluno e suas especificidades

Sendo assim, favorecer o desenvolvimento social da criança também requer o incentivo à comunicação eficaz. Isso começa na compreensão das próprias ideias e sentimentos, e ainda envolve outras habilidades, como autoconfiança, senso de argumentação e, novamente, empatia e respeito.

Trabalho em grupo

Tanto na infância quanto na fase adulta, as atividades em equipe fazem parte da nossa vida. Saber conviver em grupo é essencial para ter boas experiências e garantir resultados satisfatórios. Isso também ajuda a criança a tomar consciência de seu papel e trabalhar o seu senso de responsabilidade e participação, tanto na família quanto na escola.

Na prática, o estímulo ao desenvolvimento social da criança deve ser contínuo. Quer saber mais sobre a importância da escola no desenvolvimento infantil? Clique aqui e leia o artigo completo no blog Novos Alunos.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.