Entenda o novo propósito do marketing de moda, segundo André Carvalhal

Por: Redação

Mídias sociais, navegação móvel, inteligência coletiva, compartilhamento peer to peer. O papel do consumidor se transformou profundamente nos últimos anos, graças às novas tecnologias de comunicação, tornando-o mais ativo no seu relacionamento com as marcas. E o que isso significa para um profissional de marketing? Simples! Que suas estratégias precisam se atualizar para esta nova realidade.

Quem antes era considerado como o ponto final de qualquer peça publicitária, matéria jornalística ou produção cultural, passa a ser visto agora como um elemento intermediário no fluxo de informações, que pode se engajar com alguma delas e compartilhá-la para sua rede de amigos.

Se essa lógica pareceu um pouco complicada, é só lembrar dos memes ou do novo vídeo de gatinho que surgiu por aí: uma pessoa criou esses produtos que outra pessoa considerou legal e compartilhou no Facebook. Às vezes até rola de essa outra pessoa criar um conteúdo novo em cima do original, como uma fan fiction de um livro famoso. Quando toda essa produção e reprodução se trata de produtos de uma empresa, como não poderia ser diferente, isso acaba se tornando parte da consciência que o consumir cria de uma marca.

“A internet, a tecnologia e as redes sociais mudaram completamente o nosso padrão de comportamento, de se relacionar com pessoas, de consumir informação, consumir produtos”, conta André Carvalhal, head de marketing e conteúdo da Farm e autor do livro ‘A moda imita a vida – como construir uma marca de moda’, em uma aula de seu curso online.

Para o publicitário, iniciativas inovadoras que considerem as novas mídias são essenciais para um plano de marketing de sucesso hoje em dia. “A gente continua fazendo e repetindo as mesmas fórmulas e formatos de criar e construir marcas como se o mundo não tivesse em profunda transformação. Esse é o maior desafio, e a maior necessidade, da nossa época: considerar que as coisas, hoje, estão bastante diferentes do que até pouco tempo atrás”, afirma.

Aqui no Catraca Livre, Carvalhal deixa uma dica essencial para quem quer gosta de desafios no planejamento da comunicação de uma empresa. Confira no vídeo a seguir: