Escola da Cidade realiza seminário sobre o projeto “Hidroanel Metropolitano”

Evento reúne arquitetos nacionais e internacionais com o intuito de ampliar o debate sobre hidrovias urbanas

A área de estudo do workshop compreende uma faixa do Rio Tietê, entre a foz do Córrego Jacu e a foz do Córrego Três Pontes, no extremo leste do município de São Paulo. Os participantes terão como tarefa o desenvolvimento de uma proposta de intervenção para esta área de estudo.

Desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas Fluviais – Grupo Metrópole Fluvial, pertencente ao Laboratório de Projeto da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) -USP, o projeto Hidroanel Metropolitano tem como objetivo implementar o transporte aquaviário na cidade de São Paulo. Tal trabalho será tema do “VIII Seminário Internacional de Projeto Urbano”, realizado pela Escola da Cidade, de 7 a 12 de abril, com participação gratuita.

Foram convidados 15 arquitetos estrangeiros, de países diversos, como Itália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Dinamarca e Portugal. Os arquitetos brasileiros e estudantes da Escola da Cidade trabalharão em conjunto com os arquitetos convidados ao longo de uma semana.

Alejandro Echeverri, que foi diretor de Projetos Urbanos da Prefeitura de Medellín (Colômbia), é um dos convidados para o evento. Entre seus projetos está o Metrocable, teleférico que conecta a malha metroviária existente às regiões mais altas e periféricas da cidade. Outro participante é Aldo Aymonino, consultor do Consórcio Veneza Nova para realização dos sistemas de barreiras móveis, para proteção da Laguna de Veneza (Projeto MOSE).

A programação completa e as inscrições para o seminários estão disponíveis no site da Escola da Cidade.

Por Redação