Escola em período integral: entenda os benefícios

Passar tempo com os pais em atividades como assistir TV ou ir ao shopping é ótimo, mas é lazer e não uma atividade educativa 

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Durante muito tempo, o colégio integral foi encarado negativamente por alguns pais, que carregavam o peso da perspectiva do assistencialismo nas costas. Afinal, essa educação era vista apenas como uma forma de permitir que pais e mães que trabalhavam o dia todo tivessem um local seguro para deixar seus filhos.

Mas tal concepção definitivamente não condiz com a realidade! Por isso, neste post vamos mostrar por que o ensino em tempo integral não só pode ser referência de qualidade como na verdade supera, por uma série de razões, o ensino em período regular.

Então, vamos desmistificar alguns pontos a respeito da educação em horário integral? Prepare-se para entender como sua real finalidade é promover uma melhor, mais ampla e profunda escolarização de crianças e adolescentes! Acompanhe as próximas linhas.

Crédito: Getty ImagesPassar tempo com os pais em atividades como assistir TV ou ir ao shopping é ótimo, mas é lazer e não uma atividade educativa

O tempo no ensino integral é muito bem planejado

A hipótese de que “quanto mais tempo a criança passa com os pais, mais efetiva será sua educação” já está completamente superada nos dias de hoje. Essa reversão de ideias aconteceu ao se perceber que, por mais que o contato da criança com os pais seja fundamental para o aprendizado e para sua formação psíquica e emocional, uma educação efetiva a seu lado só acontece em condições ideais.

E mesmo que esse fosse o caso, ainda seria preciso levar em consideração não apenas a quantidade, mas principalmente a qualidade. Passar tempo com os pais em atividades como assistir TV ou ir ao shopping é ótimo, mas é lazer e não uma atividade educativa.

Já em um colégio integral, as atividades são metodicamente pensadas e desenvolvidas para que misturem lazer e aprendizado na medida certa, fazendo com que a criança interaja, assimile conteúdo e se sociabilize.

Sabia que até os momentos de descanso são organizados, levando em conta que os estudantes precisam de para as atividades, para interação em grupo e também para estarem sozinhos?

Tudo isso não só permite mais qualidade e diversidade na educação do aluno como também dá mais leveza para o tempo passado com os pais, permitindo que sejam majoritariamente despretensiosos momentos de lazer.

As atividades não são brincadeiras de criança

Não se engane: atividades lúdicas não são brincadeiras inocentes com o objetivo de entreter as crianças na escola enquanto os pais trabalham. Em um colégio integral de qualidade, essas atividades envolvem jogos e tarefas estruturados cuidadosamente para estimular o convívio com os colegas, o raciocínio rápido, a interação com o ambiente e o trabalho em grupo.

Essas qualidades são necessárias não apenas para construir um adulto melhor preparado do ponto de vista pessoal, mas também para dar uma mãozinha em sua futura vida profissional. Afinal, trabalho em equipe, liderança e bom convívio certamente se farão necessários.

Na prática, se você pensar bem, logo chegará à conclusão de que não é muito comum que as crianças tenham acesso a toda essa riqueza de oportunidades quando passam mais tempo em casa, na companhia dos pais. Nesse cenário, o que acaba acontecendo com muito mais frequência é que os estudantes gastem grande parte do seu tempo com jogos eletrônicos, em frente à televisão ou ao computador.

O aprendizado na escola em tempo integral é mais significativo

Uma educação que almeja construir adultos mais autônomos e críticos em sua tomada de decisões deve facilitar a inclusão da criança como atuante no papel de construção do conhecimento, dando tempo ao tempo na realização de atividades mais aprofundadas e interativas.

O ensino integral proporciona tudo isso e muito mais! Esse diferencial é particularmente benéfico para as aulas de idiomas que, com mais tempo, podem se transformar em verdadeiras incursões pela cultura da língua, em vez de apenas uma convencional atividade de assimilação de conteúdo baseada em aulas expositivas e em questionários.

Além do mais, também há mais tempo para as disciplinas expressivas, como as artes e música. No calendário sempre apertado das disciplinas regulares, tais matérias quase sempre ficam em segundo plano, não é mesmo? De fato, a expressividade é fator primordial no ensino voltado para experiências de vida, fortalecendo a criatividade de crianças e adolescentes.

Com isso, o colégio integral também se mostra uma vantagem poderosa na construção de melhores adultos. E olha que nem sequer chegamos a mencionar a motivação para os estudos, que chega às alturas com esse tipo de estímulo!

As escolas em tempo integral são mais abertas

Logo você verá como é comum que o colégio integral seja mais livre de formalidades desnecessárias. A própria maneira com que o espaço da escola é utilizado já é um bom exemplo. Justamente porque em tempo integral é possível trabalhar melhor a interação da criança com o espaço, regras rígidas, que limitem seu ir e vir, passam a não ser tão necessárias.

Outro ponto a favor da autonomia está relacionado às idas ao banheiro e à vontade de beber água ou de usar a biblioteca, por exemplo. No colégio integral, a criança aprende desde cedo a tomar tais decisões por conta própria, sem precisar de horário marcado. Além do mais, essa liberdade transforma sua rotina em uma jornada mais agradável, sem excessivas e estressantes limitações de horário.

 Quer saber mais sobre o assunto ? Confira a matéria completa no Blog Novos Alunos.

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
29s
Maior Sarau do Mundo – Vinicius Gonçalves
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …