Estudantes estrangeiros terão acesso a 6 mil vagas no ensino superior

Os estudantes selecionados poderão iniciar os cursos em 2024

O Ministério da Educação em parceria com o Ministério das Relações Exteriores abrem inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oferecendo mais de 6 mil vagas em instituições brasileiras de educação superior para estudantes estrangeiros.

As inscrições são gratuitas e vão até 18 de agosto.

Praça do Relógio da USP. Estudantes estrangeiros terão acesso a 6 mil vagas no ensino superior
Créditos: Cecília Bastos/USP Imagem
Praça do Relógio da USP. Estudantes estrangeiros terão acesso a 6 mil vagas no ensino superior

Essa iniciativa visa oferecer a estrangeiros, com idade mínima de 18 anos e preferencialmente até 23 anos, ensino médio completo e proficiência em língua portuguesa, a oportunidade de cursar a graduação de forma gratuita em instituições brasileiras de ensino superior.

A seleção será realizada por uma comissão instituída pelo MEC, composta por servidores e docentes de instituições federais de ensino, responsável por analisar o histórico escolar e os demais documentos exigidos para a candidatura.

Nesta edição, serão distribuídas vagas em 342 cursos de graduação, abrangendo 102 instituições de educação superior em todo o país.

A inscrição deve ser feita em uma representação diplomática ou consular brasileira de um dos 69 países conveniados com o programa. A lista inclui países da África, América Latina, Caribe, Europa, Ásia e Oceania.

Estudantes estrangeiros terão acesso a 6 mil vagas no ensino superior
Créditos: Júlio Minasi/Flickr/UnB
Estudantes estrangeiros terão acesso a 6 mil vagas no ensino superior

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado a partir do dia 30 de outubro. Os estudantes selecionados poderão iniciar os cursos no ano de 2024.

O programa, que está em vigor desde 1965, é um dos mais antigos do Brasil e abrange uma ampla gama de países internacionalmente.