Estudantes de Etec em SP dão curso gratuito de programação pela internet

Três alunos do curso técnico de informática criaram ambiente virtual que conta com mais de 60 videoaulas gratuitas para iniciantes

Por: Redação

Uma das dicas para lidar com o isolamento social, medida necessária para enfrentar a propagação do novo coronavírus, é investir em cursos online. Pensando em ajudar pessoas que queiram aproveitar o período de quarentena para adquirir novos conhecimentos e qualificação profissional, três jovens formados no curso técnico de informática decidiram oferecer um curso de programação inteiramente gratuito para iniciantes.

O conteúdo foi liberado em abril de 2020. São duas apostilas e mais de 60 aulas virtuais que abordam conceitos de programação e desenvolvimento de sistemas de forma prática. Para ter acesso, basta fazer o cadastro gratuitamente na plataforma Build Lab. Não é necessário ter conhecimentos prévios de informática.

Crédito: Divulgação Os criadores do curso de programação online (a partir da esquerda): Lucas Tangi, Leonardo Alves e Vinicius Cesar

“No início de abril notamos que diversos colegas estavam com dificuldades para encontrar materiais para estudar em casa”, afirma Lucas Tangi, um dos estudantes responsáveis pelo projeto desenvolvido como atividade extracurricular, ao lado de Leonardo Alves e Vinicius Cesar, quando eles ainda estudavam na Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Nelson Alves Vianna, localizada na cidade de Tietê, região de Sorocaba (SP).

Depois de formados, eles passaram a trabalhar juntos, desenvolvendo sistemas e soluções digitais para empresas de base florestal, entre outros serviços.

“Decidimos que nesse momento de isolamento social poderíamos entregar esse conteúdo para quem estivesse interessado, de graça. É uma forma de contribuir com a sociedade utilizando conhecimentos que adquirimos em três anos de ensino público gratuito“, ressalta Lucas.

As videoaulas são apresentadas pelo professor dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas e informática integrados ao ensino médio da Etec de Tietê, Eliton Camargo. “Com base na nossa experiência, focamos na lógica de programação em vez de começar por determinado tipo de linguagem, utilizando ferramentas virtuais que facilitam a aprendizagem dos iniciantes”, explica. Segundo Camargo, o conteúdo também contou com a revisão de outro professor da unidade, Daniel Guerrero.

MAIS DICAS PARA ESTUDAR DE GRAÇA EM CASA: