Estudantes do Pé-de-Meia podem solicitar isenção da taxa do Enem

Alunos do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção da taxa do Enem 2024

A partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril, os estudantes que fazem parte do programa Pé-de-Meia podem garantir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo como prazo final o dia 26 de abril.

Para obter essa isenção, é essencial que o estudante atenda a um dos critérios seguintes:

  • estar cursando o último ano do ensino médio em uma escola pública cadastrada no Censo Escolar;
  • ter completado todo o ensino médio em uma instituição pública ou como bolsista integral em uma escola particular;
  • ou ser membro de uma família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Saiba como vai funcionar o Fies Social para estudantes de baixa renda
Créditos: Agência Brasil/Wilson Dias
Saiba como vai funcionar o Fies Social para estudantes de baixa renda

Aqueles que faltaram aos dois dias do Enem 2023 precisam justificar a ausência para garantir a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2024, fornecendo o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

É fundamental que os dados pessoais fornecidos correspondam aos registros da Receita Federal para evitar problemas de inconsistência. Recomenda-se que o participante verifique e, se necessário, atualize esses dados antes de solicitar a isenção.

Vale lembrar que os participantes do Enem têm a oportunidade de buscar financiamento estudantil em programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam sendo de extrema importância para o desenvolvimento de análises e indicadores educacionais.
 

* Com informações da Agência Gov e do Ministério da Educação (MEC).