Estudo canadense investiga o papel
da natureza no aprendizado

O contato com a natureza faz bem ao desenvolvimento infantil. Partindo deste princípio, crianças de escolas do Condado de Simcoe, na região norte de Toronto, no Canadá, participam de um estudo que visa investigar o impacto que o tempo que passam ao ar livre provoca no aprendizado.

Muitos pais e professores relatam benefícios da interação das crianças com a natureza, como um maior empenho, uma curiosidade aguçada e melhor autoconfiança. Porém, alguns educadores querem provas de que o estudo ao ar livre influencia na capacidade de aprendizado dos alunos.

Para a pesquisa, 150 alunos do Jardim de Infância estão explorando territórios na natureza, passeando pelas florestas da região. O estudo envolve seis classes em três escolas, sendo que metade das salas gastam 100 minutos ou mais fora da escola todos os dias, e as outras passam menos tempo ao ar livre. A intenção é que o número de escolas participantes dobre no próximo ano.

Uma das metas da pesquisa é monitorar a capacidade dos alunos permanecerem em suas tarefas e inibirem seus impulsos, gerenciando suas energias, emoções, comportamentos e atenção de maneira que afete positivamente suas relações e o aprendizado.

Segundo os pesquisadores, o objetivo é provar que o estudo ao ar livre é benéfico e essencial – já que as crianças passam muito tempo nas escolas – e fazer com que os pais percebam uma diferença mensurável no desenvolvimento saudável dos filhos.

Com informações de The Star.

Leia ainda:

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.