Evento sobre “racismo velado” acontece no mês da abolição na Uerj

Um dos temas do evento é a projeção do negro na mídia

Até o próximo dia 3 de maio é possível se inscrever para o evento “Em Foco: O Racismo Velado Brasileiro”, que acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre 7 e 9 de maio. O projeto foi criado a partir da necessidade em se discutir temas polêmicos referentes aos preconceitos existentes na sociedade brasileira.

Evento abordará diferentes aspectos do racismo

Cada dia de evento tratará de um aspecto do racismo. O primeiro dia irá focar na retomada histórica acerca do racismo no Brasil; no segundo dia o tema é a projeção do negro na mídia e o último dia haverá a exibição de vídeos com notícias veiculadas sobre o racismo, seguido por uma mesa de debate.

Entre os palestrantes estão Júlio César Tavares, da Universidade de Austin, Texas; Priscila Celeste, criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook ; Washington Rimas, o “Feijão” do Afroreggae e os atores Mauricio Gonçalves e Marcelo Melo.

O evento é gratuito e acontece a partir das 18h. As palestras acontecem no auditório 91 do Campus Maracanã. Os interessados devem enviar email para emfoco2013@gmail.com, contendo nome completo, contato telefônico, curso e instituição de ensino. Confira a programação:

7 de maio

– Palestra com Júlio César Tavares

(Doutor em Antropologia – Universidade de Austin, Texas)

8 de maio

– Palestra “O negro na classe média”, com Guilherme Nogueira (doutorando em Ciências Sociais na UERJ).

– Debate com os atores Mauricio Gonçalves e Zezé Motta (a Confirmar)

9 de maio

– Exibição de vídeos com notícias veiculadas sobre o racismo.

Mesa de debate com: Priscila Celeste (criadora da página “Preconceito Racial não é Mal Entendido” no Facebook), Washington Rimas, “Feijão” (Afroreggae) e Marcelo Melo.

Por Redação