Faxineiro que estudou em escola pública é aprovado na UFC

Pai e filha que vivem em uma comunidade indígena dos Tapeba, em Caucaia (CE), foram aprovados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para estudarem na Universidade Federal do Ceará (UFC). As informações são d’O Povo.

João Monte Rodrigues, de 52 anos, que trabalha como faxineiro em uma repartição pública, passou no curso de Engenharia de Petróleo e sua filha, a estudante Ester Ferreira Rodrigues, de 17 anos, em Engenharia Ambiental. Os dois, inclusive, concluíram o ensino médio juntos em escola da rede pública.

“Eu nem pensava em faculdade. Sempre tive o desejo, mas era quase impossível. Queria o ensino médio para entrar no mercado de trabalho, porque é o que as empresas pedem”, disse João à publicação.

Pai e filha passaram juntos na UFC

Com apenas a 4ª série completa, em 1979, ele havia deixado a escola há 34 anos para trabalhar na roça. Em 2012, retomou os estudos. “Em casa, eu estudava com a Ester até mais de meia-noite, tentando entender alguma dúvida vinda da sala de aula. Nessa idade, é mais cansativo, mais difícil. Mas conseguimos juntos e terminamos juntos”, contou ao O Povo.

Até que em novembro de 2017 prestaram o Enem. Além das notas da prova, ações afirmativas para a população indígena e estudantes de escolas públicas ajudaram pai e filha a realizarem o sonho de entrar na universidade federal.

“Foi muito emocionante até porque pensaram que o meu pai estava só me acompanhando. Foi divertido”, relatou Ester, sobre o dia de matrícula, que aconteceu no início de fevereiro.