FGV oferece 5 cursos gratuitos online sobre finanças pessoais

Por: marianapastore

Quer aprender a gastar conscientemente, organizar o orçamento da sua família e fazer investimentos, gratuitamente? A Fundação Getúlio Vargas é membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo pela internet. Veja a seguir 5 cursos na área de finanças pessoais, em português, que a FGV oferece:

Como organizar o orçamento familiar

Carga horária: 12 horas

Início do curso: imediato

As aulas irão proporcionar o conhecimento necessário para que a pessoa aprenda a planejar sua vida financeira, organizar o orçamento individual e familiar, e saber o que fazer em casos de endividamento.

Como fazer investimentos – básico

Carga horária: 12 horas

Início do curso: imediato

O objetivo desse curso é oferecer o embasamento necessário para que o aluno possa realizar investimentos de acordo com as características dele, a fim de atingir suas metas financeiras da forma mais fácil e correta.

Como planejar a aposentadoria

Carga horária: 10 horas

Início do curso: imediato

Aqui, as aulas irão ajudar o participante a se organizar da melhor maneira possível para viver bem, ao lado da família, durante o período fora do campo formal de trabalho.

Como fazer investimentos – avançado

Carga horária: 8 horas

Início do curso: imediato

O curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos do aluno para a realização de investimentos. Na etapa final, ele deverá saber o que é uma carteira bem diversificada de ações, qual a importância da correlação entre ativos, se vale a pena investir em ouro, entre outras coisas.

Como gastar conscientemente

Carga horária: 8 horas

Início do curso: imediato

Já esse curso busca orientar o participante a consumir de maneira consciente dentro do seu orçamento. Ao fim das aulas, ele deverá saber responder questões como: “O consumo me faz mais feliz?” e “Eu preciso, ou eu quero isto?”.