Últimas notícias:

Loading...

FGV oferece cursos gratuitos sobre democracia, liberdade e direitos na internet

Instituição possui parceria com a Open Education Global (OEG), um consórcio de ensino que proporciona conteúdo gratuito on-line em diversos países

Por: Redação
Ouça este conteúdo

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos de curta duração em diversas áreas do conhecimento, alguns deles voltados a temas de democracia, liberdade de expressão e direitos nos meios digitais.

FGV oferece cursos gratuitos sobre democracia, liberdade e direitos na internet

Os programas são autoinstrucionais e auxiliam na compreender noções sobre os assuntos tratados, fundamentais para estudantes do Ensino Superior, profissionais da área de Direito e docentes de Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

Não há processo seletivo. Para se inscrever, basta fazer a inscrição no site. Ao obter igual ou superior a 7 (sete) o sistema gera uma declaração que possibilitará comprovar a participação do estudante.

Abaixo, veja cinco cursos gratuitos sobre democracia, liberdade e direitos na internet.

Instituição possui parceria com a Open Education Global (OEG)

Imagem e Direitos na Web aborda o uso de fotografias não autorizadas, compartilhamento de imagens embaraçosas e até a edição de imagens para parecerem reais. O curso também apresenta questões jurídicas relativas à produção, reprodução, manipulação e compartilhamento de imagens na web.

Liberdade de Expressão debate os limites e os desafios introduzidos pela popularização do uso da internet. Do significado de liberdade de expressão aos desdobramentos desse princípio na web, curso mostrar como identificar os limites da liberdade em situações concretas.

Democracia Digital expõe como as práticas de mobilização e de transformação social se alteraram com a integração das tecnologias digitais ao cotidiano e aborda o cenário da democracia digital no Brasil.

Acesso à Informação apresenta como o uso da tecnologia pode conscientizar sobre os direitos humanos digitais. O curso aborda também a Lei de Acesso à Informação (LAI), o direito à informações de qualidade e o combate à desinformação.

Termos de Uso e Políticas de Privacidade debate como são criados e a importância dos termos de uso e serviço, muitas vezes negligenciados pelos usuários de internet. Tema fundamental para a educação de crianças e jovens, que, muitas vezes, concordam com contratos sem que não tenham poderes para isso.