Fundação Grupo Boticário e Unesco oferecem bolsas de estudo de R$ 10 mil

Serão selecionados até cinco projetos jornalísticos, que receberão bolsas de R$ 10 mil cada

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), abriu as inscrições para quarta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental.

A iniciativa selecionará até cinco projetos de reportagem de todo o Brasil para receber bolsas de estudo de R$ 10 mil cada.

Fundação Grupo Boticário e Unesco oferecem bolsas de R$ 10 mil
Créditos: skynesher/iStock
Fundação Grupo Boticário e Unesco oferecem bolsas de R$ 10 mil

Neste ano, em sintonia com a Olimpíada e a Paralimpíada de Paris, os projetos de reportagem devem abordar a relação entre a conservação do oceano e a prática de esportes aquáticos, náuticos ou diretamente influenciados pela região costeira. 

As inscrições devem ser feitas até 14 de abril por meio de formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário (acesse aqui).

Quem pode concorrer às bolsas da Fundação Grupo Boticário

Podem se inscrever profissionais formados ou que comprovem exercer a função jornalística regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de especialização em temas ambientais.  

As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas nos veículos de comunicação indicados no momento da inscrição até o dia 29 de novembro de 2024. 

As propostas serão avaliadas por um comitê multidisciplinar, formado por jornalistas e comunicadores convidados e especialistas. A seleção dos bolsistas considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação onde o material será publicado.

 Jornalistas interessados de todo o Brasil podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou internet.

“Desejamos aprofundar a compreensão pública sobre a importante conexão entre esportes e a saúde do oceano. Além disso, queremos promover uma reflexão acerca de ações concretas para a conservação deste ambiente tão importante para a vida na terra”, afirma Omar Rodrigues,  gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário.