Fundação Itaú oferece cursos gratuitos para professores
Formações são online e têm duração de 30 horas cada, com certificados ao final
A plataforma Escola Fundação Itaú está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos voltados para professores e gestores escolar.
As vagas são para os cursos gratuitos “Solução Educacional de Equidade Étnico-racial na Educação Infantil” e “Solução Educacional de Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental“.

As capacitações apresentam como a desigualdade racial afeta estudantes negros e indígenas, além de oferecer estratégias pedagógicas para que profissionais de educação, que atuam com estudantes na primeira infância e na adolescência, possam combater o racismo no ambiente escolar.
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Novos cursos gratuitos da Escola Fundação Itaú
Cada curso está distribuído em três módulos, que são divididos da seguinte forma:
“Equidade Étnico-racial na Educação Infantil”:
- Contexto social das crianças e como o racismo impacta seu desenvolvimento;
- Relação da escola com o território onde ela está inserida;
- Propostas de práticas pedagógicas, referenciadas na história e cultura indígena, africana e afro-brasileira, a partir da relação do cuidado e do brincar.
“Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental”:
- Contexto social dos adolescentes e como o racismo impacta sua aprendizagem;
- Relação da escola com o território onde ela está inserida;
- Propostas de práticas pedagógicas a partir das reflexões sobre as relações étnico-raciais na sala de aula, as práticas avaliativas e a pedagogia culturalmente relevante.
Com duração de 30 horas e certificação, cada curso integra o catálogo da Escola Fundação Itaú com mais de 130 formações gratuitas sobre educação, terceiro setor, arte e cultura, voltadas para profissionais, gestores e estudantes de diversas áreas.
Diversidade racial nas escolas
A necessidade de mais conteúdos pedagógicos sobre diversidade é reconhecida pelos familiares dos estudantes.
Segundo a pesquisa “Opinião das Famílias: Percepções e Contribuições para a Educação Municipal“, oito em cada dez mães e pais de alunos afirmam que atividades que valorizam diferentes etnias contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O estudo foi realizado pelo Instituto Datafolha a pedido da Fundação Itaú e do movimento Todos Pela Educação, lançado em dezembro de 2024.
“Valorizar as culturas afro-brasileira e indígenas em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas, é essencial para promover uma educação mais pluriétnica e inclusiva. Essa é uma abordagem com potencial para superar as desigualdades raciais na aprendizagem e no acolhimento de crianças e adolescentes impactados por essa violência histórica”, complementa Cláudia.