Futebol padrão Fifa? Que nada! Veja exposição fotográfica de jogadores e times da vida normal

Por: Redação
Fora do Jogo (divulgação)
Exposição fotográfica de jogadores de futebol e times do dia a dia longe do “padrão Fifa de qualidade”

Esqueça o tal “padrão Fifa de qualidade” tão exigido neste ano de Copa do Mundo no Brasil. Na exposição “Fora do Jogo”, em cartaz na PUC entre 28 de maio e 7 de julho, o que você vai ver são fotografias, tiradas por Rodrigo Erib, Gabriel Uchida e Richard Grove, que revelam um futebol de craques, mas sem serem pop stars. É o futebol de rua, o futebol de milhares e milhares de brasileiros, o futebol do dia a dia. E a entrada é Catraca Livre.

Dentro da PUC, a exposição passeia por dois espaços. Primeiro, no Museu da Cultura, onde fica em cartaz de 28 de maio a 27 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 19h. E o outro é a Biblioteca Nadir Kfouri, de 2 de junho a 7 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Durante o período expositivo, a PUC oferece diversos debates e palestras gratuitos. Confira abaixo a programação:

28/5

19h30 | Pátio do Museu da Cultura

Abertura da exposição e debate sobre o legado social da Copa do Mundo da Fifa
Participação: Comitê Popular da Copa de São Paulo, Padre Júlio Lancelotti – Pastoral do Povo de Rua (aguardando confirmação), MTST.

29/5

19h30 | Pátio do Museu da Cultura

Debate sobre o papel das torcidas no atual momento de transformações no futebol profissional
Participação: Gabriel Uchida (fotógrafo), Chico Malfitani (jornalista e fundador dos Gaviões da Fiel), Alex Minduim (professor e membro dos Gaviões da Fiel), Rodrigo Barneschi (jornalista e membro da Mancha Verde), Irlan Simões (jornalista).

30/5

19h30 | Pátio do Museu da Cultura

Debate sobre a esfera amadora do futebol, a várzea, e a importância desses espaços na sociabilidade e constituição identitária de diversos grupos
Participação: Diana Mendes (mestre em História USP); Viny Rodrigues (mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP / Baruel FC); Rodrigo Chiquetto (mestrando em Antropologia USP/ NAU); André Leitão (historiador UFBA).

02/6

19h30 | Auditório da Biblioteca Nadir Kfouri

Abertura da 2ª parte da exposição fotográfica e exibição dos documentários: “Futebol na terra da rasteira” e “Copa América Alternativa – Hombre Nuevo”.
Participação: José Paulo Florenzano (professor do Departamento de Antropologia da PUC-SP e coordenador do curso de Ciências Sociais); Bruna Gottardo (Mestranda em Ciências Sociais da PUC-SP) e Thales Gomes (diretor do documentário “Futebol na terra da rasteira”)

Compartilhe: