Programa ‘Futuras Cientistas’ abre 470 vagas para alunas e professoras

As selecionadas para participar do programa receberão um kit de participação e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 483

“Futuras Cientistas”, que tem o objetivo de ampliar a representatividade feminina nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, abriu de 470 vagas. O programa se destina a alunas do 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino, bem como professoras do ensino médio da rede pública estadual em todo o território nacional.

O prazo para inscrições permanecerá aberto até as 16h do dia 4 de setembro.

Programa ‘Futuras Cientistas’ abre 470 vagas para alunas e professoras
Créditos: Josué Damacena/Fiocruz
Programa ‘Futuras Cientistas’ abre 470 vagas para alunas e professoras

As selecionadas para participar do programa terão a oportunidade de receber um kit de participação e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 483, além de imergirem no mundo da ciência através de experiências enriquecedoras.

Os participantes terão acesso a laboratórios de pesquisa de ponta, poderão desenvolver projetos científicos inovadores e participar de workshops interativos, entre outras atividades.

Futuras Cientistas

O programa “Futuras Cientistas”, uma iniciativa promovida pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), busca estimular o envolvimento de alunas e professoras da rede pública de ensino com os campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

“Futuras Cientistas” tem o objetivo de ampliar a representatividade feminina nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática
Créditos: Divulgação
“Futuras Cientistas” tem o objetivo de ampliar a representatividade feminina nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática

O objetivo é alcançar essa meta ao aproximar as participantes de centros tecnológicos e instituições de pesquisa, visando contribuir para a igualdade de gênero no cenário profissional.

Segundo informações fornecidas pelo Cetene, o programa tem como foco central o desenvolvimento do pensamento científico e atividades transdisciplinares, com o intuito de superar barreiras que muitas vezes dificultam a presença duradoura de mulheres em ambientes científicos.

Ao longo de uma década, 70% das participantes do programa conquistaram aprovação em vestibulares. Dessas, notavelmente 80% optaram por cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

O Módulo Imersão Científica 2024, uma das etapas do Programa Futuras Cientistas, está previsto para acontecer durante 20 dias úteis no mês de janeiro. Durante esse período, as participantes serão expostas a um total de 80 horas de atividades destinadas a familiarizá-las com a dinâmica da pesquisa científica, proporcionando uma experiência única de aprendizado e descoberta.