Goiás tem mais de 30 mil vagas abertas em cursos gratuitos

A gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás é feita pela Universidade Federal de Goiás

02/02/2024 00:51 / Atualizado em 26/02/2024 15:53

Buscando curso de qualificação profissional? O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) está com inscrições abertas para 30.770 vagas nos cursos gratuitos profissionalizantes para o primeiro semestre de 2024.

São mais de 800 opções de cursos distribuídos em 17 unidades da instituição. As capitações são destinadas a pessoas com 16 anos ou mais e que tenham a partir do ensino fundamental incompleto.

A gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás é feita pela Universidade Federal de Goiás
A gestão dos Colégios Tecnológicos de Goiás é feita pela Universidade Federal de Goiás - Divulgação/UFG

Entre os cursos gratuitos oferecidos pelo Cotec estão: salgadeiro; cuidador de idosos; massagista; maquiagem profissional; mídias digitais; auxiliar em gestão da agricultura; enfermagem no atendimento de baixa, média e alta complexidade e projetista de ações em segurança do trabalho.

O objetivo é suprir a demanda qualificada do mercado de trabalho.

Inscrições nos cursos gratuitos do Cotec

As inscrições podem ser realizadas no site do Cotec ou presencialmente na unidade escolhida do Cotec. Todos os cursos são ministrados de forma presencial, com opções nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Os cursos de curta duração, com carga horária entre 40 e 80 horas, oferecem conhecimentos em áreas como informática, beleza, administração e culinária.

Para aqueles que buscam uma formação mais abrangente, os cursos de média duração apresentam uma carga horária que varia de 160 a 360 horas, permitindo aprofundamento em diversos setores da área da saúde. As inscrições para este modelo se encerram em 14 de maio.

As unidades estão presentes nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiatuba, Palmeiras, Piranhas, Porangatu, Santa Helena, Uruana e Jaraguá.

Os Cotecs são do Governo de Goiás, administrados por meio da Secretaria da Retomada em convênio com o Centro de Educação profissional em Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás.