Governo da França oferece cursos gratuitos de francês a brasileiros

Cada curso tem prazos de inscrição definidos, e os participantes têm a oportunidade de obter um certificado

 Pretende morar ou passar um tempo estudando na França, mas não domina o idioma? Temos uma ótima notícia! O Ministério do Interior da França disponibilizou quatro cursos gratuitos totalmente online para os interessados em aprender francês.

Os cursos estão disponíveis através da plataforma Fun Mooc (acesse aqui) e são abertos às pessoas que pretendem morar no país.

Governo da França oferece cursos gratuitos de francês a brasileiros
Créditos: querbeet/iStock
Governo da França oferece cursos gratuitos de francês a brasileiros

As capacitações são estruturadas em diferentes níveis para atender às diversas necessidades e proficiências dos alunos.

Os cursos gratuitos de francês para brasileiros

Os cursos gratuitos de francês são divididos por nível de proficiência no idioma:

Vivre en France – A1 Débutant

  • O cursos é recomendado para quem vai começar do zero. Ele foi concebido para pessoas que são iniciantes em francês: para quem nunca estudou francês (ou fez apenas um curso do idioma). A capacitação visa os objetivos de nível A1 do Quadro Europeu de Referência para Línguas.

Vivre en France – A2

  • A capacitação tem como público alvo pessoas de nível iniciante em francês (“Vivre en France – nível A1” ou que tenha o equivalente a 80 a 100 horas de aprendizado). O curso visa os objetivos do nível A2 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas.

Vivre en France – B1 

Este curso é direcionado a pessoas que têm nível elementar em francês (“Vivre en France – nível A2 ou que tenha o equivalente a 180 a 200 horas de aprendizado. Este curso visa os objetivos do nível B1 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas.

Travailler en France (Français Professionnel) – A2-B1 

  • Este curso tem como pré-requisito o nível A2 do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

Como se Inscrever

Os interessados podem se inscrever acessando a plataforma Fun Mooc, onde os cursos são oferecidos.

Cada curso tem prazos de inscrição definidos, e os participantes têm a oportunidade de obter um certificado de aprovação ao concluir o curso.

Os cursos não só facilitam a integração cultural e profissional dos estrangeiros na França, mas também são uma excelente oportunidade para melhorar as habilidades linguísticas sem custo.

Com a conveniência do aprendizado online, os participantes podem estudar no seu próprio ritmo e conforme sua disponibilidade, tornando esta uma opção ideal para quem tem uma agenda apertada.