Holanda oferece bolsas para cursos de graduação e mestrado

O prazo de inscrição varia entre 1º de fevereiro a 1º de maio de 2023; confira mais detalhes

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarships, programa de bolsas financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, em parceria com universidades do país. A contribuição financeira para quem quer estudar na Holanda cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso, sem possibilidade de renovação.

As bolsas oferecem um subsídio mensal no valor de € 5 mil (R$ 28,1 mil), que é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA). O valor pode ser usado em mais de 2.100 programas ministrados em inglês em instituições holandesas.

Governo da Holanda oferece bolsas de estudos para cursos de graduação e mestrado
Créditos: BigDuckSix/iStock
Governo da Holanda oferece bolsas de estudos para cursos de graduação e mestrado

Requisitos das bolsas para estudar na Holanda

Podem concorrer ao programa de bolsas Holland Scholarship estudantes que sejam nativos de um país não-membro da EEA (brasileiros, portanto, são elegíveis); que não tenham diploma de alguma universidade holandesa e que atendam a todas as exigências da universidade escolhida.

A inscrição deve ser feita na própria página da instituição em que o candidato deseja estudar. A lista de universidades de pesquisa que integram o programa pode ser conferida aqui, enquanto as universidades de ciências aplicadas participantes podem ser vistas nesta página. Nas duas páginas, há links apontando para os procedimentos e portais de inscrição para cada uma das instituições.

O processo de candidatura varia de acordo com a instituição e o curso escolhidos. No entanto, alguns requisitos comuns são o envio de histórico acadêmico, carta de motivação, cartas de recomendação e certificado de proficiência em inglês.

Mais informações sobre as Holland Scholarships neste link (disponível aqui). O prazo para as inscrições também varia segundo o curso e a instituição, indo de 1 de fevereiro a 1 de maio de 2023.


Este texto foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.