Huawei promove competição entre jovens talentos nas áreas de tecnologia; saiba como se inscrever

Com a missão de desenvolver talentos para o mercado de TIC no mundo, a multinacional abre inscrições para a ICT Competition até o dia 14 de novembro

A troca de ideias é fundamental para ajudar a desenvolver talentos para um mercado tão dinâmico quanto o de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por isso, as grandes empresas do setor têm pensado em maneiras de estimular essa prática.

Para uma área que demanda inovação constante, investir em jovens talentos é uma necessidade vital. Mas como encontrar essa mão de obra qualificada?

Brasil tem se destacado na área de TIC
Créditos: Huawei - Divulgação
Brasil tem se destacado na área de TIC

“Entendemos que hoje existe um gap que vai chegar a pelo menos 260 mil profissionais até 2024. Então, nossa ideia é popularizar todas as disciplinas necessárias para impulsionar a transformação digital para um novo Brasil”, conta Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil.

Pensando nisso, a Huawei, líder global no segmento e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Forbes, criou a ICT Competition com a missão de fomentar o desenvolvimento dos estudantes universitários ao redor do mundo.

Desde 2015, a iniciativa oferece uma oportunidade de ouro aos alunos e alunas universitários: uma competição global que envolve muito estudo, troca de experiências, desenvolvimento de atividades práticas e estímulo à criatividade com o uso de novas tecnologias e plataformas.

Na edição 2022-2023, o foco são as áreas de trilhas de redes, cloud e computing. Ficou interessado? Então, corra para se inscrever neste link aqui, porque o prazo se encerra no dia 14 de novembro.

Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e outras áreas acadêmicas interessados em tecnologia. A primeira fase é eliminatória e  envolve apenas uma prova online. Nas duas etapas seguintes, os selecionados atuam em times para criar soluções inovadoras e competem em grupos.

Brasil em alta

O Brasil tem se destacado nas últimas edições da ICT Competition. Em 2021-2022, a equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), formada por Luana Barros, Gabriel Gutierrez, Marcos Ugulino e pelo tutor Michel Dias, foi a grande vencedora da fase global na área de Cloud. E a instituição é bicampeã!

Também foram premiados o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que conquistaram o segundo lugar, e a UFC (Universidade Federal do Ceará), que ganhou o primeiro lugar na categoria Inovação.

E olha que a concorrência foi altíssima. Mais de 150 mil estudantes de mais de 2 mil universidades e faculdades de 85 países e regiões estavam no páreo. São todos jovens talentosos e interessados em estar sempre por dentro das novas tendências.

ICT Academy

Atenção, só podem participar da ICT Competition os estudantes matriculados nas instituições cadastradas na Huawei ICT Academy, programa global que oferece cursos de certificação e eventos reconhecidos pelo mercado de trabalho. Só no Brasil são mais de 192 instituições credenciadas.

Caso a sua universidade esteja fora dessa lista, não precisa se preocupar. Fale com sua instituição de ensino, pois, graças à uma parceria com o Ministério da Educação, agora é muito fácil fazer essa adesão.

Basta acessar a plataforma MEC Place e se informar. Lá, tem todo respaldo jurídico para rápida integração, desenvolvimento e aprofundamento dos impactos no ecossistema de talentos do Brasil e do mundo.

Para ficar sabendo sobre as próximas ações desenvolvidas pela Huawei no Brasil é só ficar ligado no perfil oficial da multinacional (@huaweitalent.Brasil) no Instagram.