IEB e FFLCH-USP organizam seminário sobre Graciliano Ramos

Evento conta com a presença de críticos literários que abordarão a vida e obra do escritor alagoano

Graciliano Ramos também atuou como tradutor e foi responsável pela adaptação de “A Peste”, do escritor argelino Albert Camus.
Graciliano Ramos também atuou como tradutor e foi responsável pela adaptação de “A Peste”, do escritor argelino Albert Camus.

Distante pela narrativa, mas próximo pela vivência, Graciliano Ramos de Oliveira desenhou com palavras o nordeste brasileiro, a pobreza e a fome. Sua obra de maior prestígio, “Vidas Secas”, enriqueceu o acervo de romances brasileiros. Publicado em 1938, o livro apresentou-se como um fiel retrato daqueles que lutavam diariamente para sobreviver às desgraças causadas pela miséria.

Com o intuito de abordar tanto obra quanto vida do romancista, o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) em parceria com Área de Literatura Brasileira da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP organizaram o Seminário “Graciliano Ramos: Estilo e Permanência”, marcado para 20 de março – data que coincide com seu aniversário. Sem necessidade e realizar inscrições prévias e com entrada gratuita, o encontro acontece entre às 9h e 18h.

Durante o seminário, críticos abrirão espaço para a discussão sobre a importância dos trabalhos de Graciliano e seu estilo. A abertura ficará por conta de Alfredo Bosi, historiador de literatura brasileira. Confira a programação:

Palestra de abertura com Alfredo Bosi
Horário: 9h às 10h30
Apresentação: Erwin Torralbo

Arquivo e Memória
Horário: 10h30 às 12h
Moderador: Erwin Torralbo Gimenez
Alcides Villaça (FFLCH)
Murilo Marcondes de Moura (FFLCH)
Histórico do arquivo GR
Homenagem à Professora Yêdda Dias Lima

Estilo e permanência: visões críticas
Horário: 14h30 às 16h
Moderador: Marcos Antonio de Moraes (IEB)
Luis Bueno (UFPR)
Hermenegildo Bastos (UNB)
Elizabeth Ramos (UFBA)

Estilo e permanência: releituras
Horário: 16h às 17h30
Moderador: Fernando Paixão (IEB)
Francisco Jc. Dantas (Sergipe)
José Luiz Passos (Los Angeles – EUA)

Por Redação