EM ALTA

IFES está com 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos

Os prazos de inscrição e requisitos variam de acordo com o curso escolhido; confira a lista

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos. São oferecidas 1.200 vagas em quatro editais para diferentes públicos.

Os prazos de inscrição e requisitos variam de acordo com o curso escolhido (confira mais abaixo).

IFES está com 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos
Créditos: Divulgação/IFES
IFES está com 700 vagas abertas em cursos técnicos gratuitos

As vagas abertas pelo Instituto Federal do Espírito Santo são para formações técnicas de nível médio com aulas online e presenciais e também para educação de jovens e adultos.

Cursos técnicos gratuitos do IFES com inscrições abertas

No primeiro edital, o IFES oferta 140 vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio, na forma concomitante. São 140 vagas distribuídas em cursos nos campi de Alegre e Vitória. As inscrições estão disponível até 17 de junho (acesse aqui).

Além deste edital, há outras 400 vagas em cursos profissionalizantes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O edital 23/2024 está com inscrições abertas até 21 de junho (confira aqui).

Em conjunto, os processos seletivos ofertam mais de 500 vagas para cursos profissionalizantes destinados aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo que estão matriculados nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular ou 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os interessados poderão participar da seleção para as formações em vendas, administração, eletrotécnica, comércio exterior, logística, agroindústria, aquicultura, mecânica e metalurgia. Confira o edital aqui.

Curso online do IFES

O Instituto Federal do Espírito Santo oferece ainda 160 vagas para o curso técnico em Administração na modalidade a distância com momentos presenciais. Metade das vagas ofertadas no processo seletivo é reservada para ações afirmativas (cotas) seguindo a legislação vigente.

O curso será ofertado no Campus Guarapari e nos polos UAB de Conceição da Barra, Nova Venécia e Venda Nova do Imigrante. A seleção será por meio de sorteio, a ser realizado no dia 20 de junho. As aulas terão início no dia 1º de agosto.

As inscrições vão até o dia 18 de junho e devem ser feitas por meio de formulário online: sigaa.ifes.edu.br. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio.