IFPI abre 1.475 vagas em cursos técnicos gratuitos

Os cursos são ofertados em duas formas: concomitante e subsequente; confira pré-requisitos

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) prorrogou, até o dia 3 de junho, as inscrições para o Exame Classificatório 2024.2 do destinado ao preenchimento de 1.475 vagas em 13 municípios do estado. As oportunidades são para cursos técnicos gratuitos.

As inscrições podem ser no site do IFPI. É necessário ter uma conta Gov.br para a inscrição. O interessado que não tem cadastro deverá primeiramente criar sua conta, de forma gratuita. Confira o edital aqui.

IFPI abre inscrições para cursos técnicos gratuitos
Créditos: Divulgação
IFPI abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Também é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 15, que poderá ser feito exclusivamente nas agências e caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários.

Locais dos cursos gratuitos do IFPI

As vagas são para ingresso nos campi: Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Teresina – Dirceu Arcoverde, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

Com a prorrogação, os candidatos terão novos prazos para solicitação da heteroidentificação e atendimento especial.

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Provas e cursos oferecidos

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 7 de julho deste ano. Ela terá 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática, cada uma delas com cinco alternativas, com uma única opção correta.

Os cursos são gratuitos e ofertados em duas formas: concomitante, para quem vai cursar em 2024 o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Os cursos oferecidos são: técnico em agropecuária, técnico em comércio, técnico em meio ambiente, técnico em agronegócio, operador de computador, eletricista de sistemas e energias renováveis, microempreendedor individual, técnico em gastronomia, panificação, sorveteiro, operador de computador e técnico em administração.