IFSC e Marinha do Brasil abrem inscrições para cursos gratuitos

As inscrições estarão abertas até 9 de outubro e devem ser realizadas pelo sistema de ingresso do IFSC

07/10/2024 12:01

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em parceria com a Marinha do Brasil, abriu inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional.

São dezenas de vagas disponíveis no curso de Aquaviários – Pescador Profissional, além de vagas ilimitadas no curso de Treinamento para Manipuladores de Alimentos.

IFSC e Marinha do Brasil abrem inscrições para cursos gratuitos
IFSC e Marinha do Brasil abrem inscrições para cursos gratuitos - Mauricio Susin

As oportunidades são ideais tanto para quem busca uma colocação no mercado quanto para quem deseja aperfeiçoar suas competências.

As inscrições estarão abertas até 9 de outubro e devem ser realizadas pelo sistema de ingresso do IFSC. O processo seletivo inclui um teste físico para um dos cursos. Esta é uma chance valiosa de se capacitar em áreas de grande demanda sem nenhum custo.

Conteúdos dos cursos gratuitos 

Os cursos gratuitos foram planejados para responder às necessidades crescentes dos setores de pesca e manipulação de alimentos, áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social.

O curso Aquaviários – Pescador Profissional (CFAQ-III C/M), com 60 vagas presenciais, será ministrado entre outubro e dezembro no estado de Santa Catarina, com foco em formar trabalhadores para atuar em diferentes tipos de embarcações.

Já o curso de Manipuladores de Alimentos será oferecido na modalidade a distância, trazendo flexibilidade para quem precisa conciliar os estudos com outras atividades.

Os interessados em participar do curso de Aquaviários – Pescador Profissional precisam cumprir alguns critérios, como ter o Ensino Fundamental I completo e ser maior de 18 anos. Além disso, é necessário passar por um teste físico, que envolve nadar 25 metros e flutuar por 10 minutos, sem apoio, no Trapiche da Praia da Armação, em Penha (SC).

Já para o curso de Manipuladores de Alimentos, o único requisito é ser alfabetizado e ter acesso à internet, sendo essa uma exigência da Vigilância Sanitária para o setor.