IFSertãoPE recebe inscrições em novos cursos gratuitos

Podem participar da seleção, estudantes de 7 a 14 anos; saiba como se inscrever

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas em dois novos cursos gratuitos da Academia HackTown, ofertados pelo Campus Petrolina.

Os temas dos cursos são: “Exploradores Kids 0”, voltada para crianças de 7 e 8 anos, e “Exploradores Teens Júnior”, para quem tem 13 e 14 anos.

IFSertãoPE recebe inscrições em novos cursos gratuitos
Créditos: Divulgação/IFPE
IFSertãoPE recebe inscrições em novos cursos gratuitos

As inscrições estão abertas até 14 de maio e devem ser feita diretamente na página da Academia HackTown (acesse aqui).

Conteúdo dos cursos gratuitos

Os cursos gratuitos do IFSertãoPE objetivam estimular a imaginação, criatividade, a curiosidade, a resolução de problemas e a alfabetização científica de crianças e jovens a partir do uso da abordagem STEAM –que prevê um ensino ativo e interdisciplinar integrando as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática– e da contextualização com o semiárido.

Ao longo do curso os alunos resolverão questões problemas e serão estimulados a buscarem soluções envolvendo conhecimentos interdisciplinares.

As aulas estão previstas para iniciar nos dias 22 e 24 de maio, e vão ser realizadas em um dia da semana.

Licenciatura em Matemática na modalidade EaD

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano também está com inscrições abertas para o curso de graduação de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD.

 Ao todo, são disponibilizadas 105 vagas, distribuídas entre os polos de apoio presencial em cinco cidades da região.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 10 de maio e 3 de junho, via internet, por meio do portal de processos seletivos do instituto. São 21 vagas disponíveis em cada polo, destinadas a egressos de escolas públicas, concorrência geral e professores da rede pública.

O processo seletivo será conduzido por meio de avaliação classificatória e eliminatória, baseada na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou da apresentação do histórico escolar (ou documento equivalente).

No caso de participantes professores da educação básica que não possuem formação na área que atuam, há a possibilidade de ingressar na seleção por meio da avaliação da documentação de tempo de serviço.

As aulas estão programadas para começar no segundo semestre deste ano (2024.2). Apesar de ser um curso na modalidade a distância, a participação em encontros presenciais é obrigatória. Dessa forma, o candidato deve optar por uma entre as seguintes unidades de apoio presencial: Floresta, Triunfo, Ouricuri, Trindade ou Salgueiro.