Inscrições para Encceja se encerram nesta sexta-feira

Para participar, os interessados precisam ter, no mínimo, 15 anos para o fundamental; enquanto para o certificado do ensino médio, a idade mínima é 18

Por: Redação
Crédito: IStock/Getty Images As provas do Encceja serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios

Não terminou os estudos e quer voltar à sala de aula ? Você tem até sexta-feira, 31, para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019.

Voltado para estudantes do ensinos fundamental ou médio, a inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet.

Quem pode se candidatar?

Para participar, os interessados precisam ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental; enquanto para o certificado do ensino médio, a idade mínima é 18.

 Quando acontece

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. O processo é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Resultados

Aqueles que conseguirem a nota mínima exigida em todas as provas garantem o direito ao certificado de conclusão. Já os que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Compartilhe: