Instituto oferece 223 bolsas de estudo a alunos da rede pública

Os selecionados cursarão o ensino médio em uma das 143 escolas parceiras da SOMOS Educação distribuídas por 19 estados; inscrições vão até 25 de setembro

O Instituto SOMOS está com as inscrições abertas para programa de bolsas de estudo integrais destinado a alunos da rede pública com baixas condições socioeconômicas.  Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O processo seletivo de 2023 tem inscrições abertas até 25 de setembro. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico.

Instituto SOMOS oferece 223 bolsas de estudo a alunos da rede pública
Créditos: FG Trade/iStock
Instituto SOMOS oferece 223 bolsas de estudo a alunos da rede pública

Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do ensino médio, em uma das 143 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados.

Como concorre às bolsas de estudo

Os interessados precisam acessar o site (www.institutosomos.org/somos-futuro) para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos –um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

  • Análise socioeconômica;
  • Avaliação acadêmica online;
  • Entrevista online com voluntários do Instituto;
  • Entrevista com alunos e responsáveis na escola escolhida.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Programa de mentoria

Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com um programa de mentoria formado por voluntários do Instituto SOMOS, todos colaboradores de diferentes áreas da Cogna Educação. Neste ano, 270 mentores voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do ensino médio –ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira.