IPEN abre vagas em cursos gratuitos com professores russos
Inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 22 de setembro; confira detalhes dos cursos
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) recebe até o dia 22 de setembro inscrições para quatro cursos gratuitos, ministrados por professores russos do MEPHi (acrônimo do inglês Moscow Engineering Physics Institute), vinculado à Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear de Moscou.
As aulas têm início no próximo dia 25 de setembro, com duração de seis semanas, em modalidade online e híbrida.
Embora direcionados predominantemente a alunos de pós-graduação e pós-doutorados, os cursos também possibilitam a participação de alunos especiais e estudantes de graduação da Universidade de São Paulo (USP), servidores, técnicos, pesquisadores, docentes dos dois programas de pós-graduação do IPEN.
O número máximo de alunos regulares por curso é 20. As aulas serão ministradas em inglês.
Os cursos gratuitos do IPEN
A modalidade híbrida dos cursos gratuitos do IPEN acontece na semana de 30 de outubro a 3 de novembro (devido ao feriado do dia 2), quando os professores russos estarão presencialmente em São Paulo –para alunos que moram em outros estados, as aulas serão online.
Durante esta semana, acontecerá também o evento “Hackatom”, organizado pelos docentes russos com os tradicionais prêmios da agência financiadora Rosatom –na última edição os vencedores ganharam tablets e viagem para a Rússia.
As quatro disciplinas oferecidas são:
- Biologia da Radiação, ministrada pelo professor Udalova Alla Aleksandrovna;
Questões práticas de segurança de Usinas Nucleares e Reatores de Pesquisa, professor Dimitri Samokhin; - Tecnologias Nucleares, professor Aleksandr Nakhabov;
- Características de Projeto do Reator Nuclear de Pesquisa, professor Roman Fomin.
Alunos regulares podem se inscrever via Sistema Janus. Alunos especiais devem fazê-lo por meio do formulário enviado por e-mail para [email protected]. Cada disciplina será acompanhada e monitorada por um docente local da CPG do IPEN.