Itaú Cultural abre inscrições para os editais do programa “Rumos”

As inscrições para os novos editais do “Rumos Itaú Cultural” estão abertas e podem ser feitas no site www.itaucultural.org.br/rumos, gratuitamente. Para 2011, o programa aborda três temas: Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. No dia 23, quarta-feira, o músico e dançarino Antonio Nóbrega apresenta uma aula-espetáculo aberta ao público, com início às 20h.

O primeiro edital, de artes visuais, tem inscrições até 29 de maio e é voltado para artistas atuantes no Brasil com trajetória profissional a partir de 2000. A proposta desse concurso é incentivar as novas produções artística que surgem no país. Com base na realidade de cada região, o programa procura, ao mesmo tempo, mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual.

O edital voltado para Educação, Cultura e Arte contempla profissionais que estejam desenvolvendo, no país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. Os interessados que possuem trabalhos onde as ideias, teorias e desejos são postos em prática devem se inscrever até 30 de junho.

Professores e estudantes de comunicação social e/ou jornalismo tem até 15 de julho para participarem do “Rumos Jornalismo Cultural”. O programa reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições de cultura na produção de conteúdo para a àrea jornalística.

Sobre o programa “Rumos Itaú Cultural”

Desde 1997 o Rumos busca incentivar a criação artística brasileira ao apoiar a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de suas obras em todo o país. Seu caráter nacional mobiliza artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras. O programa também emprega recursos para a produção e difusão das obras selecionadas, por meio de exposições, CDs, DVDs, espetáculos e outros produtos.

Deste modo, o intercâmbio entre novos nomes das diversas ramificações artísticas faz com que o acervo cultural do Brasil ganhe proporções maiores e se revitalize com ideias emergentes e propostas originais.

Veja os detalhes sobre cada edital aqui.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.