CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Literatura: Prêmio convida crianças a escreverem sobre o futuro

Por: Catraca Livre

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como Prêmio Espantaxim. A iniciativa convida crianças de sete a 12 anos a escreverem uma história, desta vez com o tema “Futuro – Visão para um Mundo Melhor”.

Idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, o prêmio é considerado o “Jabuti” da Literatura Infantil. O desafio, para esta edição, é embarcar numa viagem no tempo que leve as crianças até 2050 – para isso, elas deverão elaborar uma história, imaginando como estará o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos; uma mensagem, com a visão da criança participante sobre o futuro; ou então, uma poesia, falando o que deseja para um mundo melhor.

O Prêmio Espantaxim, em sua quinta edição, convida crianças de sete a 12 anos a escreverem sobre o futuro.

“Queremos estimular as crianças que formarão as futuras gerações a expressarem como estão assimilando essas mudanças e, em meio a esse contexto, lembrar que é preciso sempre cultivar e valorizar as relações humanas”, declarou Dulce na divulgação do prêmio pela R&F Comunicação Corporativa.

Os objetivos do Espantaxim, além de estimular a escrita e leitura na infância, são valorizar a importância do livro, estender o vocabulário das crianças, estimular a criatividade e a imaginação e revelar autores do futuro. Promover, assim, a literatura como instrumento de transformação e desenvolvimento.

Criada em 2010, a premiação e acontece a cada dois anos. Já foram temas anteriores: “Guardiões da natureza” (2010); “Olimpíadas” (2012); “Música” (2014); e “Brasil, gigante pela própria natureza” (2016). As informações completas e regulamento do concurso estão no site oficial do Prêmio Espantaxim – o prazo para envio dos trabalhos é até 5 de junho de 2018.

Leia mais:

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.