MEC abre 250 mil vagas em curso gratuito de educação inclusiva
O curso é direcionado a professores da educação básica, da rede pública ou privada
O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o curso gratuito de educação especial na perspectiva da educação inclusiva destinado a professores que atuem em sala de aula na educação básica.
As Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); e as Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM) e de Pernambuco (UPE) estão ofertando parte das 250 mil vagas previstas para a primeira etapa da iniciativa.
As aulas têm início previsto para março de 2025. O objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e um trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
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Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
Ao todo, cinquenta instituições de ensino superior serão responsáveis pela oferta do curso gratuito e pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas, que chegarão a 1,25 milhão.
A relação das instituições participantes está disponível na página de Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes (acesse aqui).
A coordenação da formação ocorrerá por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Inscrição no curso gratuito
O prazo para se inscrever no curso gratuito pela UFBA terminará em 15 de novembro, pelo site da Superintendência de Educação a Distância da instituição baiana.
No Ifes, as inscrições irão até 7 de novembro, na página de processos seletivos do instituto federal. Nas duas universidades estaduais do Paraná, o período se encerrará em 21 de novembro, pelo site do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância da UEPG.
Nas Universidades Estadual (UPE) e Federal (UFPE) de Pernambuco, os interessados poderão se inscrever até 10 de novembro, no espaço da educação a distância da UFPE.
Conteúdo do curso ofertado pelo MEC
O curso será composto por quatro módulos:
- Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.
A formação pretende promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum.
Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
A quem se destina
Primordialmente à formação de professores(as) da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns, para que possam desenvolver concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo assim ao coletivo e às singularidades dos estudantes.
Como funciona?
O curso gratuito será desenvolvido por meio de acesso a plataforma própria, por meio da qual serão disponibilizados os materiais a serem utilizados e na qual também serão realizadas as aulas.
As instituições ofertantes serão responsáveis pelos processos seletivos dos alunos, bem como pela disponibilização de equipe de suporte que será responsável pela assistência aos alunos tanto na parte administrativa quanto no desenvolvimento pedagógico do curso.
Além da plataforma com as aulas, os alunos contarão com o auxílio de tutores para o desenvolvimento das disciplinas e tarefas.