Memorial Luiz Gonzaga realiza Oficina de Cordel gratuita

Por: Redação
divulgação
Oficina de Cordel gratuita é ministrada no Memorial Luiz Gonzaga

“Mas não é só junto ao rio 
Que o Recife está plantado,
Hoje a cidade se estende
Por sítios nunca pensados,
Dos subúrbios coloridos
Aos horizontes molhados”.

O autor Carlos Pena Filho já adiantou o quanto a literatura de cordel está impregnada na cultura recifense. Os interessados em aprender mais sobre este estilo literário podem se inscrever na Oficina de Cordel, realizada pelo Memorial Luiz Gonzaga e pelo Museu de Arte Popular do Recife (MAP). As inscrições estão abertas e as aulas acontecem no dia 24 de outubro e na semana de 26 a 30 do mesmo mês, no Memorial Luiz Gonzaga, localizado no Pátio de São Pedro, casa 35. As inscrições e aulas são gratuitas.

Os interessados devem enviar e-mail para acoes.map.mlg@gmail.com ou ligar para 3355-3155. No dia 24, a oficina acontece das 9h45 às 12h e, de 26 a 30, das 17h até 19h20.

As aulas são ministradas pelos professores Edierck Silva (Licenciado em Música – UFPE), Marcos Leite (Bacharel em Ciências Sociais – UFRPE), José Mauro de Alencar (Pesquisador e Gestor do Memorial Luiz Gonzaga) e Anderson Santos (Museólogo, historiador e contador de história – UFPE/UFRPE/FGF).

A oficina aborda a história, o padrão, matriz poética, origem, movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos e o cordel nos dias de hoje. Os alunos têm a oportunidade de aprender técnicas de versificação e realizarão um cordel coletivo. Durante o programa, serão exibidos documentários, trechos de vídeos, audição de música e execução musical.

Compartilhe: