Mostra gratuita contempla a filmografia do cineasta sérvio Želimir Žilnik
Filmes são exibidos no CINUSP e no Centro Universitário Maria Antonia
De 19 de maio a 1º de junho, o CINUSP e o Centro Universitário Maria Antonia recebem uma mostra que contempla a obra do cineasta sérvio Želimir Žilnik, que se firmou como um dos grandes nomes do cinema iugoslavo. Com entrada Catraca Livre, são exibidos filmes que mostram o contexto no qual o diretor construiu sua carreira: a chamada “Onda Negra Iugoslava”, ou simplesmente “Black Wave”, movimento cinematográfico que eclodiu na Iugoslávia na segunda metade da década de 1960, responsável pela modernização do cinema do país e pela emergência de uma notável geração de cineastas independentes.
Um dos destaques entre os filmes exibidos é “Early Works” (1969), vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Conta a história de jovens que participaram das manifestações estudantis de junho de 1968 em Belgrado, narrada de forma alegórica. Três rapazes e uma menina chamada Yugoslava, com o desejo de “mudar o mundo” e inspirados pelos escritos de Karl Marx, visitam fazendas e fábricas com a finalidade de despertar a consciência revolucionária dos trabalhadores.
Outro filme que faz parte da mostra é “The Old School of Capitalism” (2009), um dos mais recentes do cineasta. O enredo é uma sátira sobre a transição da Sérvia para um regime capitalista a partir da primeira onda de manifestações que atingiram o país.
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- MIS exibe mostra gratuita de filmes musicais nas férias
- Filmes preservados em super8 ganham mostra gratuita no MIS
- Novidades de junho na Netflix: 67 filmes, séries e documentários
Confira a programação completa no site do CINUSP e no site do Centro Universitário Maria Antonia.