Mostra ‘Quadro negro, tela branca’ exibe ‘A Onda’ e outros filmes
Para debater o papel das instituições educacionais, o Cinusp apresenta a mostra “Quadro negro, tela branca”. De 30 de outubro a 16 de novembro, as salas no Cinusp Paulo Emílio (com sessões às 16h e 19h) e no Centro Universitário Maria Antônia (com sessões às 18h e 20h) exibem filmes nacionais e estrangeiros, tudo com entrada totalmente Catraca Livre.
Partindo de discussões motivadas pela instauração da greve na universidade no primeiro semestre deste ano, o recorte da mostra privilegia a escola como espaço de disputas simbólicas e reprodução de problemas e tensões sociais expressos na relação entre professores e alunos.
Entre os destaques da programação, está o longa alemão “A Onda” (2008), de Denis Gansel, baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. No filme, um professor de ensino médio propõe um experimento que explique aos seus alunos na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Ele se autodenomina o líder da classe, escolhe um lema e dá ao movimento o nome de “A Onda”. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros.
- 3ª edição da Mostra Cênica acontece na Fábrica de Cultura Diadema a partir desta terça
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- Os 10 melhores filmes e séries protagonizados por atores LGBTQ+
- 6º Santos Film Fest divulga programação completa com quase 90 filmes
O documentário nacional “Pro Dia Nascer Feliz” (2006), de João Jardim, também integra a mostra. Ele aborda as situações enfrentadas na escola por adolescentes de três estados e classes sociais diferentes, envolvendo preconceito, precariedade, violência, esperança e seus projetos e inquietações pessoais.
Confira no site do Cinusp a programação completa da mostra.
Veja no vídeo abaixo um trailer de “A Onda”: