Últimas notícias:

Loading...

Museu do Ipiranga e USP concedem cursos gratuitos on-line

Participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP

Por: Redação

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), conhecido em São Paulo como Museu do Ipiranga, oferece dois cursos gratuitos sobre o acervo do museu e a história do Brasil. Para participar das aulas de novembro, é necessário fazer a inscrição no sistema Apolo da USP.

Salão nobre Museu do Ipiranga
Crédito: Divulgação/USPMuseu do Ipiranga e USP concedem cursos gratuitos on-line

Os cursos são inteiramente on-line, com recursos de acessibilidade (Libras, legenda e audiodescrição). Das 400 vagas, 50% serão reservadas a professores e estudantes da rede pública de ensino.

Ao concluir a carga horária do programa, o inscrito receberá certificado na categoria de Difusão Cultural, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Abaixo, conheça os cursos.

museu do ipiranga
Crédito: Divulgação/USPParticipantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP

A Pintura “Independência ou Morte!”: Significados e a sua Materialidade

O objetivo do curso é apresentar o desenvolvimento da curadoria relativa à pintura “Independência ou Morte!”, que integra a exposição “Uma História do Brasil”. Situada no salão nobre do Museu do Ipiranga, a obra foi a primeira pintura de história do acervo institucional, dado que já estava no Monumento do Ipiranga quando de sua abertura como Museu Paulista, em 1895.

Serão abordados os processos de criação da obra pelo pintor Pedro Américo (analisando os referenciais da pintura europeia que o artista utilizou para sua composição) e sua associação com as intenções de homenagem à Dom Pedro I, ao regime imperial e à própria cidade de São Paulo como lugar de fundação da nação.

Também serão abordados os diferentes processos de análise científica da pintura, que forneceram dados sobre a preparação da tela, sobre a composição química da camada pictórica, dados que auxiliaram nas decisões com relação aos procedimentos de restauro realizados entre 2019 e 2021, que serão igualmente tratados no curso.

As informações são da USP.

Exposição de Obras em Papel: Conservação, Critérios e Decisões

O curso apresenta uma breve introdução em embasamentos teóricos e práticos que devem ser considerados numa exposição dos acervos com suporte em papel. Serão apresentados critérios e caminhos para decisões sobre o que expor, por quanto tempo e como.

O curso também apresentará ideias práticas de como expor as obras em papel e mostrar exemplos nos trabalhos de preparação do acervo em papel selecionado para as exposições de reabertura do Novo Museu do Ipiranga.

As informações são da USP.


O Museu do Ipiranga passa por reforma. A sua reabertura está prevista para 2022, em comemoração ao bicentenário da Independência.