CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Novo curso da USP sobre Freud é aberto para todos os interessados

As inscrições estão abertas para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre as teorias do “pai da psicanálise”

Por: Redação

O Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (CEUMA-USP) oferece novo curso sobre Sigmund Freud (1856-1939), com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre as teorias do “pai da psicanálise”.

O curso Leituras da Obra de Freud: realidade psíquica e suas relações com o socius será ministrado pela psicanalista e pesquisadora da USP Mara Selaibe.

A atividade é dividida em dois módulos de cinco encontros cada, realizados sequencialmente, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h. O primeiro módulo será de 8 de agosto a 5 de setembro e o segundo de 12 de setembro a 10 de outubro de 2018.

Crédito: ReproduçãoUSP oferece curso sobre Sigmund Freud, médico e pesquisador austríaco que criou a psicanálise

O primeiro módulo é focado na constituição psicanalítica do ser humano, ou seja, apresenta uma visão voltada ao interior do indivíduo, de modo que as leituras serão dirigidas para as relações do ser consigo mesmo e com questões existenciais. Já a segunda parte estabelece e analisa os indivíduos em sociedade, tendo como principais temas a civilização e o trabalho da cultura.

De acordo com Selaibe os participantes poderão “ler e discutir textos escritos por Freud que perfazem o movimento de uma ‘clínica sociológica […] que se aplica tanto ao indivíduo da clínica psicanalítica quanto ao homem como membro do socius”.

“Nesse movimento observa-se a maneira de Freud se aproximar da antropologia e da sociologia exatamente tal como se estivesse fazendo uma descrição clínica: não considera a delimitação entre normal e patológico e tampouco entre indivíduo e coletivo; dedica-se à realidade psíquica humana”, explica a pesquisadora, sobre a metodologia analítica de Freud.

As inscrições para o curso da USP sobre Freud podem ser feitas até a data de início do curso pelo e-mail cursosma@usp.br. O investimento é de R$ 200 para cada módulo, com desconto mínimo de 20% para estudantes e professores, e 40% para a terceira idade. Haverá também desconto especial para quem se inscrever nos dois módulos.

O Centro Universitário Maria Antônia está localizado na Rua Maria Antônia, 258 e 294 – Vila Buarque, São Paulo. Para mais informações, ligue (11) 3123-5234 / 5231 ou acesse o site da instituição.

1
Weintraub ignora apelo de estudantes e mantém a data do Enem em meio à pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o país têm utilizado as redes sociais para pedir o …
2
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
3
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
4
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
5
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
6
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …