O que é SAT e como você deve se preparar para encará-lo

Por: Redação | Comunicar erro

O SAT (Scholastic Assessment Test), teste de aptidão escolar, em português, é uma prova nacional usada pelas universidades norte-americanas em seus processos de admissão para cursos de graduação. Já tinha ouvido falar? A prova seria algo equivalente ao nosso Enem , mas a diferença é que o teste é apenas uma etapa da seleção, que varia de acordo com cada instituição.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica que o SAT se aplica apenas ao ingresso em college, um curso de quatro anos bem genérico. No início, o jovem nem ao menos precisa ter decidido qual profissão deseja seguir. Só nos últimos dois anos é que os estudantes devem escolher matérias mais específicas para seu foco.

Crédito: Getty ImagesEntenda o SAT e saiba como ter um bom desempenho na prova

Como é o formato das provas?

Além de obviamente possuírem um extenso vocabulário em inglês, os alunos devem se preparar para resolver, em muito pouco tempo, questões que envolvem raciocínio lógico. As questões se dividem em: reasoning test e subject test.

O reasoning test é um exame geral com duração de aproximadamente 4h, composto por:

Matemática, com 44 questões de múltipla escolha e 10 questões de respostas indicadas pelo estudante. O objetivo é avaliar a capacidade de analisar e resolver problemas, aptidões desenvolvidas na escola que também serão necessárias na universidade. Inclui questões que exigem o uso de fórmulas de álgebra, funções lineares, aumento exponencial e cálculos com expoentes, propriedades de linhas tangentes, valor absoluto, figuras geométricas, probabilidade e análise de dados.

Linguagem e interpretação de textos, com 48 questões de interpretação e 19 sentenças a serem completadas. Aqui é hora de mostrar a capacidade de compreensão de textos de nível superior escritos em inglês, com questões que pedem para completar sentenças com a palavra (ou palavras) apropriada ou responder perguntas que demonstrem a compreensão de trechos de leitura curtos e longos.

Escrita, com 25 questões para melhorar sentenças, 18 para identificar erros nas sentenças, 6 para improvisar parágrafos e, finalmente, uma redação. Essa seção abrange questões de múltipla escolha para avaliar o uso do inglês escrito padrão, além de também demandar a produção de uma breve dissertação.

Já o subject test tem duração de uma hora e contempla questões de múltipla escolha com temas como: inglês e literatura, história dos EUA e mundial, matemática, ciências (física, química e biologia) e idiomas, que pode ser alemão, espanhol, francês, chinês, coreano, hebraico, italiano, latim ou japonês. É nessa etapa que o estudante tem a possibilidade de comprovar seu preparo e suas habilidades em áreas mais específicas.

Como se preparar para obter um bom resultado?

Antes de qualquer coisa, o candidato precisa ter domínio da língua inglesa, já que terá pouco tempo para resolver as questões, fazer a redação e interpretar textos no idioma. Em relação ao conteúdo, a internet certamente será uma grande aliada. Afinal, com uma simples busca já é possível encontrar sites e vídeos com dicas e simulados específicos para o exame.

O site do College Board também disponibiliza o SAT question of the day, enviando diariamente uma questão do SAT para os e-mails cadastrados. Depois, no site, revelam qual é a resposta correta, acompanhada de uma explicação. Além disso, você ainda pode adquirir livros em livrarias especializadas e até mesmo em formato digital.

Confira no blog Novos Alunos como é calculada a pontuação, quando e onde é feito o SAT e os valores de inscrições!

  • Leia também:

Compartilhe: