Últimas notícias:

Loading...

ONG de Paraisópolis oferece curso gratuito a professores

Instituição estimula a educação integral de crianças por meio da leitura e da brincadeira

Por: Redação

Com a missão de fortalecer a educação integral de crianças por meio da leitura e da brincadeira, a ONG Pró-Saber São Paulo construiu diversos saberes durante os 18 anos de atuação em Paraisópolis, a segunda maior comunidade da cidade.

Entre os aprendizados está o “Pró Ler & Brincar“, um programa autoral com uma metodologia responsável por impactar mais de 10 mil crianças e jovens diretamente, e 43 mil pessoas indiretamente.

ONG de Paraisópolis oferece curso gratuito a professores
Crédito: Divulgação/Pró-Saber SP ONG Pró-Saber SP, que atua em Paraisópolis, oferece curso gratuito a professores

Com o sucesso dessa metodologia de educação integral mediada pela leitura e pela brincadeira, a ONG Pró-Saber SP decidiu dividir seu conteúdo com educadores de todo o país por meio de uma plataforma online totalmente gratuita com certificação.

O objetivo é compartilhar as práticas criadas pelo instituto com outras instituições de ensino e educadores, e assim alcançar mais crianças.

“Nosso sonho agora é que a nossa metodologia esteja em todo lugar. Queremos contribuir com a formação de educadores por todo Brasil, compartilhando como realizamos nossa prática diariamente”, conta Maria Cecilia Lins, diretora executiva do Pró Saber SP.

Como funciona a formação

A partir de um espaço virtual de formação totalmente online e gratuito, chamado Pró Formação, o instituto disponibilizou o curso “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” que  trabalha a leitura, a escrita, o brincar e os processos de acompanhamento de formação de professores.

O conteúdo fica disponível para acesso livre durante 75 dias, após o início da formação, com certificação automática após a conclusão dos módulos. A comunicação com a coordenação do Pró-Saber SP é feita dentro da plataforma de EaD.

A formação conta com 11 módulos, que além da fundamentação teórica, foca bastante na parte prática. O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é dividido em três partes chamadas de “EPA”: Escuta, Prática e Acolhimento.

A “Escuta” é o início do trabalho, onde a organização irá ouvir as demandas de cada educador de forma personalizada. Na parte “Prática”, a ONG compartilha suas metodologias. E por fim, no “Acompanhamento”, os professores recebem auxílio para implementarem os programas em seus territórios.

O “Pró Ler & Brincar em Todo Lugar” é a primeira formação disponibilizada no Pró Formação, mas o instituto já trabalha na produção de novos cursos para os educadores e interessados.

Compartilhe:

?>