Os TED Talks mais incríveis para pais que você não pode deixar de ver

Por: (SEB) Sistema Educacional Brasileiro Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoDicas indispensáveis para pais que buscam dar a melhor criação para os filhos 

Já ouviu falar sobre os TED Talks? Essa plataforma se dedica a compartilhar ideias inovadoras e poderosos insights. Trata-se de uma organização global sem fins lucrativos que coordena eventos e disponibiliza palestras curtas (geralmente com menos de 20 minutos) sobre os mais diversos temas.

Há muitos vídeos motivacionais e educativos, especialmente para pais e educadores em geral, ressaltando diferentes abordagens em relação à criatividade infantil, aos desafios que as crianças precisam aprender a superar e à aceitação das diferenças.

Todos eles são legendados em vários idiomas, mostrando que a tecnologia pode, sim, ser uma grande aliada no processo de evolução humana. Confira a seguir 3TED Talks para pais e se inspire!

1. Patricia Kuhl: a genialidade linguística dos bebês

Patricia Kuhl codirige o Instituto do Cérebro e Ciências da Aprendizagem (Brain and Learning Sciences, no original), da Universidade de Washington, e estuda como bebês adquirem a linguagem. Em sua palestra, ela destaca como crianças de até 7 anos são verdadeiros gênios na absorção de diferentes idiomas.

A iniciativa da qual ela faz parte busca compreender as fases em que bebês tentam decifrar e dominar os sons mais comuns de sua língua materna. Por que é interessante? Porque explica os mecanismos usados por bebês para compreenderem o mundo que os cerca.

2. Rita Pierson: toda criança precisa de um campeão

Rita Pearson dedicou sua carreira à educação, na tentativa de fazer da aprendizagem um processo significativo, baseado no respeito e no empoderamento dos alunos. Educadora por mais de 40 anos, procurou maneiras realmente efetivas de se conectar com os estudantes, fazendo-os valorizar o conhecimento compartilhado.

A palestra é interessante porque destaca a importância de se buscar compreender antes de ser compreendido e de valorizar o ser humano por sua capacidade de se tornar uma versão melhor de si mesmo.

3. Andrew Solomon: ame, não importa o quê

Andrew Solomon é um escritor estadunidense que pesquisa e se interessa por questões psicológicas e culturais, especialmente referentes aos desafios na relação entre pais e filhos.

Nesse TED Talk, ele expõe suas reflexões a respeito do processo de amar e aceitar uma criança fundamentalmente diferente, que foge da compreensão imediata dos pais. Por meio de exemplos pessoais, ele sutilmente propõe um inspirador exercício de empatia em relação às diferenças. Preparado?

Quer saber mais sobre o assunto ? Confira a matéria completa no blog Novos Alunos. 

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
43s
Maior Sarau do Mundo – Maurício Costa
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …