Pela primeira vez Bolsonaro acertou conceito de direitos humanos

 

No próximo dia 1o de dezembro, a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 70 anos.

Esse documento é  um dos mais importantes marcos civilizatórios da humanidade, promulgado quando o mundo estava emocionado com os horrores da Segunda Guerra Mundial – apenas o holocausto matou 6 milhões de judeus.

Mas, no Brasil, passou a ser entendida por muita gente apenas como a defesa de delinquentes – uma visão estimulada por Jair Bolsonaro.

 

Nesta sexta-feira, dia 26, o presidente eleito mostrou, pela primeira vez, que direitos humanos têm um significado mais amplo.

Perguntado sobre o impacto da saúde com a saída dos cubanos, ele respondeu:

“Vamos falar de direitos humanos, quem diria né? Tantas críticas que eu sofri. Talvez a senhora seja mãe, já pensou ficar longe de seus filhos por um ano? É a situação de praticamente escravidão a que estão submetidos os médicos e as médicas cubanas do Brasil. Já imaginou confiscar 70% do seu salário?”

https://www.unidosparaosdireitoshumanos.com.pt/what-are-human-rights/videos/no-slavery.html

O caso pode não se aplicar aos cubanos. Mas Bolsonaro pelo menos acertou ao relacionar trabalho com direitos humanos. Vejamos o artigo 4º da declaração.

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas

Tradução de Gustavo Rocha, especialista em direitos humanos: “Quando há submissão de alguém a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, seja em condições degradantes de trabalho ou restringindo a locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, a situação é caracterizada como trabalho análogo ao de escravo”, caracteriza o ministro dos Direitos Humanos.

O que são direitos humanos

Para quem não quer falar asneiras sobre o que são direitos humanos, sugerimos ver esse vídeo de 1 minuto. Se, depois, você continuar dizendo que direitos humanos são apenas para defender bandidos, já não é nosso problema.Animação: Bibi, da Coleção Primeiras Decisões. Ilustração: Alejandro Rosas

Posted by Catraca Livre on Friday, August 24, 2018

Uma definição correta está no site “Significados”:

“Direitos humanos são todos os direitos relacionados à garantia de uma vida digna a todas as pessoas. São direitos garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana.

Assim, os direitos humanos são todos direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para a dignidade. Eles devem ser garantidos a todos os cidadãos, de qualquer parte do mundo e sem qualquer tipo de discriminação, como cor, religião, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política.

Direitos humanos é o conjunto de garantias e valores universais que tem como objetivo garantir a dignidade, que pode ser definida com um conjunto mínimo de condições de uma vida digna.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) os direitos humanos são garantias de proteção das pessoas contra ações ou falta de ações dos governos que possam colocar em risco a dignidade humana.

São direitos humanos básicos: direito à vida, à liberdade de expressão de opinião e de religião, direito à saúde, à educação e ao trabalho.