Pernambuco abre 6,7 mil vagas em cursos gratuitos profissionalizantes
Inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 30 de novembro
O governo de Pernambuco abriu 6.715 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a estudantes da rede pública de ensino.
As oportunidades fazem parte do programa Trilhatec, e os cursos gratuitos são realizados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 30 de novembro. Cada candidato poderá se inscrever em um curso por vez, considerando o período de realização.
- Por que suas janelas continuam manchadas mesmo depois de limpá-las?
- 5 séries imperdíveis para maratonar no fim de semana
- Qual a melhor tábua de corte? Estudo revela prós e contras de cada material
- Tarot semanal: previsão para os signos de 21 a 27 de julho de 2025
A maior das aulas dos cursos gratuitos ocorrem entre os meses de junho e setembro.
Como se inscrever nos cursos gratuitos?
Para se inscrever, é preciso fazer um cadastro no Sistema de Seleção da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Segundo o órgão, 4.800 vagas são para as formações no Senac e 1.915, para as do Senai.
Podem se inscrever nos cursos gratuitos estudantes matriculados no ensino médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual.

As escolas-polo também irão oferecer apoio presencial aos estudantes que não tiverem acesso à internet.
As formações têm foco no empreendedorismo, geração de renda e empregabilidade e são oferecidas nas áreas de beleza, moda, hotelaria, tecnologia, gastronomia, logística, construção civil, automotiva, entre outras. A carga horária varia de acordo com o curso escolhido.
Trilhatec
O Trilhatec é um programa do Governo do Estado de Pernambuco voltado para a qualificação profissional dos estudantes da rede pública estadual, oferecendo cursos em diversas áreas de conhecimento.
O objetivo principal é preparar os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando a eles uma formação técnica de qualidade, alinhada com as demandas atuais das indústrias e do setor de serviços no estado.