Falta de acompanhamento dos pais reflete no desempenho escolar

Quais são os fatores que mais impactam no desempenho escolar dos alunos da rede pública? Essa é uma das perguntas que os professores do 5o ao 9o ano do Ensino Fundamental responderam no momento da Prova Brasil. O exame, que também testa os alunos, busca avaliar a qualidade do ensino no país.

Segundo o portal da revista Nova Escola, o QEdu, projeto que reúne dados sobre a educação brasileira, divulgou as informações relacionadas ao ano de 2015. Como resposta, 94% dos educadores assinalaram a falta de acompanhamento dos pais como fator que impacta no desempenho, 93% a falta de esforço do aluno, 83% o meio social, 82% o nível cultural dos pais e 68% a indisciplina. Além disso, somente 12% disseram acreditar que seus alunos vão chegar à universidade.

94% dos professores acham que falta de acompanhamento dos pais impactam no desempenho dos alunos

Chamam a atenção também as respostas dos estudantes de 5o ano quanto a seus hábitos culturais: 37% dizem nunca ir ao cinema e 43% não vão a espetáculos de teatro, dança ou música. Contudo, sobre os estudos, 97% afirmam que a família os incentiva a se dedicar.

Os professores ainda falaram sobre sua formação e reciclagem: 88% desejam ter mais formações e 41% afirmam não ter oferta de cursos em sua área de interesse.

Leia mais: