Planetário oferece minicursos de astronomia gratuitos

Programação acontece entre 9 e 26 de julho, sempre as terças e sextas-feiras

Por: Redação
Getty Images
Interessados em participar do curso de História da Astronomia devem se inscrever até o dia 8 de julho

O Planetário Johannes Kepler realizará três minicursos de astronomia gratuitos. Uma boa oportunidade para quem quer aprender mais sobre o assunto, a programação acontece entre os dias 9 e 26 de julho.

Para participar dos encontros, que acontecem sempre às terças e sextas-feiras, é preciso ter 18 anos completos e se inscrever pelo e-mail Sabina@santoandre.sp.gov.br.

Confira a programação completa:

História da astronomia

Professor: Marcos Calil

Data: 09 a 12 de julho

Horário: das 19h às 21h

Assuntos a serem abordados: 1. Astronomia na pré-história: construções megalíticas; 2. Astronomia pré-helênica: sumérios, acádios, assírios, caldeus e babilônios; 3. Movimento aparente dos astros e a retrogradação dos planetas; 4. Astronomia egípcia; 5. Astronomia grega e as concepções astronômicas das escolas filosóficas; 6. Astronomia grega e os sistemas de mundos; 7. Astronomia romana; 8. Aula na sala de projeção do Planetário: visão do Universo na época da Astronomia Geocêntrica; 9. Astronomia na Idade Média e no Renascimento e; 10. Astronomia contemporânea.

Interessados devem se inscrever até o dia 8 de julho.

O Céu das Quatro Estações

Professor: Emerson Perez

Data: 16 a 19 de julho de 2013

Horário: das 19h às 21h

Assuntos a serem abordados: 1. Definições básicas; 2. Esfera celeste; 3. Localização geográfica e espacial; 4. Instrumentos para observação; 5. Observação a olho nu; 6. Constelações; 7. Particularidades do Céu das Quatro Estações.

Astronomia Geral

Professora: Rachel Zuchi

Data: 23 a 26 de julho de 2013

Horário: das 19h às 21h

Assuntos a serem abordados: 1. Formação do Sistema Solar; 2. Definições dos componentes do Sistema Solar; 3. Características físico-químicas e orbitais dos planetas e; 4. Limite do Sistema Solar; 5. Evolução Estelar; 6. Galáxias.

[tab:END]

Mais informações pelo telefone 4422-2000.