Plataforma gratuita capacita adultos a estimular o desenvolvimento da linguagem em crianças

Por: Pra Onde vai Agora? | Comunicar erro


Desenvolvida pelo Laboratório de Educação (ONG dedicada ao desenvolvimento do conhecimento aplicável), a plataforma Aprender Linguagem capacita adultos a estimularem crianças de até cinco anos ao desenvolvimento da linguagem.

A ferramenta gratuita é disponível em português e espanhol e atua como um guia sobre os processos de aquisição da linguagem e é direcionada a pais, mães, responsáveis, professores ou qualquer pessoa que conviva com crianças de até cinco anos.

O conteúdo é dividido em quatro personagens, que representam diferentes idades de desenvolvimento das crianças. Pedro foi escolhido para retratar os pequenos de até um ano e meio de idade. Clenice representa crianças de um ano e meio a três anos. O responsável pelo intervalo de 3 a 4 anos é Nelson. E finalmente Ruth, a mais velha, representa crianças de 4 a 5 anos.

Ao clicar na janela de cada personagem, estão quatro itens que variam entre: interação, fonética e fonologia, vocabulário, gramática, discurso e língua escrita. A partir daí, os interessados podem escolher por qual tema se interessam mais. Em cada subdivisão, o guia traz as dúvidas mais comuns dos responsáveis e logo em seguida traz a opinião dos especialistas, esclarecendo os questionamentos.

Além do site, a equipe do Laboratório de Educação está estudando a possibilidade de lançar um livro com toda a teoria utilizada na montagem do guia Aprender Linguagem. Caso seja publicado, esse material será destinado exclusivamente àqueles que desenvolvem estudos na área, servindo como um manual.

Com informações do site Porvir

Compartilhe:

Tags: #Línguas
Autor: Pra Onde vai Agora?

Se desta vida não se leva nada, vamos sair pelo mundo e coletar memórias de lugares maravilhosos! Pra onde você vai agora?

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Pra Onde vai Agora? da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.