Praça no interior do ES recebe a primeira Biblioteca Estante Livre

.

“O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica”. É sob esse lema que foi inaugurado na pracinha central de Burarama (distrito de dois mil habitantes de Cachoeiro de Itapemirim-ES, distante 179km de Vitória) o projeto Biblioteca Estante Livre. Este é o pontapé inicial de uma ação antenada com o que já vem acontecendo ao redor do mundo. Trata-se de uma biblioteca diferente: nela, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que a obra possa ser lida por outras pessoas.

.

O objetivo principal é fazer circular a literatura por lugares que pouco têm acesso aos livros, principalmente no interior do Brasil. Para os moradores de Burarama (que conta com 600 habitantes na área central e um total de dois mil contando a zona rural) o acesso ao livro é basicamente para quem estuda nas escolas do local. Pura mudar essa realidade, a Biblioteca Estante Livre foi instalada na praça central do lugarejo. A Estante se integra ao ambiente local é hermética, capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.

.

Experiências internacionais indicam que, quanto mais diversificadas as temáticas abordadas pelos livros, maior a aceitação do projeto por parte da comunidade. Para estreitar ainda mais essa relação, moradores do local foram sensibilizados pela iniciativa, sendo alguns escolhidos como padrinhos e madrinhas do projeto.

Este projeto é uma realização do Lab.Muy – Arte y Cultura Digital, com sede em Vitória-ES.

Mais informações:
www.bibliotecaestantelivre.com.br
www.facebook.com/bibliotecaestantelivre
www.instagram.com/bibliotecalivre