Professores podem concorrer a bolsas no Timor-Leste

O Timor-Leste ocupa uma parte da Ilha Timor, no Sudeste Asiático, e tem o português como língua oficial
O Timor-Leste ocupa uma parte da Ilha Timor, no Sudeste Asiático, e tem o português como língua oficial

O Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) oferece 50 bolsas para professores brasileiros trabalharem no país no ano que vem. Podem se inscrever professores das redes públicas da educação básica, estudantes de pós-graduação e professores do ensino superior.

Serão dadas 44 bolsas de estágio docente, com auxílio mensal de 2.100 euros e até seis vagas na modalidade articulador pedagógico, com bolsa de 2.300 euros por mês. Os educadores também receberão auxílio instalação, seguro saúde, um adicional de 400 euros mensais e passagem aérea de ida e volta.

O edital tem seis áreas prioritárias: biologia, física, geografia, geologia, matemática e química, seguidas de antropologia, ciências da computação, comunicação, educação, filosofia, história, psicologia e sociologia.

Os profissionais selecionados vão elaborar e revisar materiais didáticos, atuar na formação de professores, orientar pesquisas de orientação científica, ensinar português como segunda língua, entre outras atividades. A permanência no país será de seis a 18 meses.

As inscrições podem ser feitas até 17 de dezembro. Confira o edital completo.