Diplomacia Civil abre inscrições para fóruns da OMC e BM/FMI

Por: Redação | Comunicar erro

Pioneira, a iniciativa pretende engajar e incluir jovens da sociedade civil brasileira em importantes eventos internacionais

O programa Diplomacia Civil está com inscrições abertas até 1 de julho, às 11h59am., para interessados em integrar as delegações brasileiras do Public Forum (OMC) e Annual Meetings (BM/FMI), que ocorrem entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, em Genebra (Suiça), e de 9 a 11 de outubro, em Lima (Peru), respectivamente. A 1ª chamada de aprovados será feita no dia X de julho.

Foto: Divulgação/Public Forum
Com foco no Comércio Mundial, o Public Forum da OMC acontecerá em Genebra (Suíça)

O Public Forum é uma iniciativa da Organização Mundial do Comércio (OMC) no qual governos, ONGs, acadêmicos, empresas e jovens profissionais se reúnem para discutir aspectos do sistema de comércio internacional. Já o Annual Meetings é a plataforma do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (BM/FMI) para proposição de questões monetárias internacionais e resoluções no que se refere a implementação de novas políticas financeiras.

“Ambos os fóruns são de grande relevância política e econômica. Este ano, além do Public Forum ser marcado pelo aniversário de 20 anos da OMC, o Annual Meetings acontecerá no Peru, que por apresentar um cenário atraente para investimentos, está em plena ascensão econômica e financeira. Neste ponto, ficamos felizes em contribuir com a atuação de jovens brasileiros em eventos internacionais tão importantes”, explica Rodrigo Reis, diretor do Instituto Global Attitude.

Fomentado pelo Instituto Global Attittude, o Programa Diplomacia civil é uma iniciativa pioneira de inclusão e engajamento da sociedade civil brasileira na agenda internacional, com foco especial em jovens, por meio da capacitação e coordenação de delegações para fóruns internacionais.

Para se inscrever, basta acessar o site do programa e preencher o formulário. A avaliação dos candidatos leva em conta currículo, experiência internacional, domínio de línguas estrangeiras, motivação em participar e sugestão de tema para artigo, que deverá ser produzido durante o processo de preparação para o evento.

A participação no programa é paga e inclui credenciamento no evento, passagem aérea de ida e volta para o trecho internacional, translado aeroporto-hotel, acomodação, seguro saúde, workshops de capacitação, supervisão na redação de artigo, cartão de visita personalizado e certificado de participação, emitido pelo Instituto Global Attitude. Para mais informações, clique aqui.

Sobre o Public Forum (OMC)

O Public Forum da OMC é o local para debate de assuntos relacionados ao comércio mundial, visando propor maneiras de melhorar o sistema multilateral.

Em edições passadas, integrantes da delegação brasileira assistiram a palestras com Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, e o presidente do Kenya, Uhuru Muigai Kenyatta, e ainda tiveram a chance de visitar a sede das Nações Unidas em Genebra, entre outras atividades culturais e sociais. Este ano o Public Forum é particularmente especial, pois marcará o 20º aniversário da OMC. Com o tema “Trade Works”, o evento será uma oportunidade para discutir e avaliar como a OMC e a cooperação global vem contribuindo para a força e a estabilidade da economia mundial, dentre outros temas.

Em 2015 o forúm ocorrerá em Genebra, na Suíça – na sede da OMC – entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro

Sobre o Annual Meetings (FMI)

Realizado antes das reuniões do Comitê Monetário e Financeiro Internacional, o Annual Meetings conta com a presença do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, a diretora-gerente do IMF, Christine Lagarde, e os ministros das Finanças de todo o mundo. Nele, o Conselho de Governadores discute questões monetárias internacionais, aprovando resoluções correspondentes para a implementação de novas políticas financeiras.

Com o tema “Shaping the Future”, este ano o evento será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro, em Lima, no Peru, cuja sólida e estável economia é reconhecida como uma das mais promissoras do mundo 

Sobre o Diplomacia Civil

Fomentado pelo Instituto Global Attittude, o Programa Diplomacia civil é uma iniciativa pioneira de inclusão e engajamento da sociedade civil brasileira na agenda internacional, com foco especial em jovens, por meio da capacitação e coordenação de delegações para fóruns internacionais. Para mais informações sobre o programa Diplomacia Civil, acesse www.diplomaciacivil.org.br.

Sobre o Instituto Global Attitude

É uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, que, desde 2011, articula a cooperação internacional e promove processos transformativos no Brasil e no mundo. Para mais informações sobre o Instituto Global Attitude, acesse www.globalattitude.org.br.

Compartilhe:

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.